Atividades Educação Infantil 4 e 5 Quarentena

Confira diversas sugestões de atividades educativas, indicadas para crianças de nível 4 e 5 (educação infantil) para trabalhar na quarentena.

Excelentes atividades para crianças de 4 e 5 anos de idade elaboradas pela Prefeitura Municipal de Bragança Paulista e disponível para download em PDF. Para ter acesso ao material, confira o link a seguir:

Atividades Educação Infantil 4 e 5 Quarentena

Para ter acesso ao material clique nos links:

Educação Infantil nível 4 e 5

Atividades Educação Infantil 2 e 3 Quarentena
Atividades Educação Infantil 2 e 3 Quarentena

Nível 4

Também conhecida como pré escola, a Escola de Educação Infantil (Grupo 4) é uma importante etapa da alfabetização infantil. Nesta série, são importantes os processos que envolvam a ideia do brincar e do aprender, proporcionando um ambiente propício às descobertas da idade, o que pode ser feito através da inclusão de atividades extracurriculares como teatro e musicalização na educação infantil; atividades de educação física, como capoeira, futebol e dança e demais processos que envolvam a ludicidade no aprendizado da Leitura, Redação, Matemática, Geografia, História e demais temas trabalhados em sala de aula.

Diferente das demais etapas da educação básica – que compreendem até o Ensino Médio –, a Educação Infantil não possui um currículo comum. Então quais os fundamentos da educação infantil?

Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil devem ser trabalhados nos primeiros anos da educação os seguintes eixos:

  • Movimento;
  • Música;
  • Artes Visuais;
  • Linguagem Oral e Escrita;
  • Natureza e Sociedade e
  • Matemática.

Nível 5

O grupo de educação infantil 5 consiste numa etapa da alfabetização infantil que alcança crianças de 5 anos, desenvolvendo atividades que estimulem o desenvolvimento psicomotor e social em ambientes como creches e pré-escolas – espaços institucionais não-domésticos que podem ser estabelecimentos educacionais públicos ou privados. Neste grupo de educação, os alunos podem permanecer em jornada integral ou parcial, em período diurno, sob regulação do órgão competente do Sistema de Ensino Municipal ou Estadual.

Nesta etapa da educação infantil, os principais processos educacionais estimulam o aprendizado através da ludicidade e da brincadeira, propiciando um ambiente de descobertas e estímulos, por meio de educação física no ensino infantil, competições, atividades de capoeira, futebol, dança e demais metodologias que estimulam a ludicidade na abordagem de matérias como Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História e Ciências.