Apostila com atividades de alfabetização em PDF


Nesta postagem selecionamos para vocês uma Apostila com atividades de alfabetização em PDF para download gratuito.

Não há idade ideal para despertar o interesse em aprender a ler ou escrever, segundo os especialistas, tudo vai depender de cada criança. Entretanto, independentemente da idade, é importante que os pais influenciem e estimulem as crianças a se interessarem pelo universo das letras, desde o dia do nascimento.

Não é preciso forçar a barra, porém deixar os livros visíveis e contar histórias aos filhos frequentemente, são algumas maneiras de despertar a vontade de aprender a ler. Procure também conversar e interagir bastante com eles, pois quando a criança é constantemente incentivada a falar e a se expressar, o processo de alfabetização fica muito mais fácil. Além disso, é importante presentear os filhos com livros, porque além de despertar a curiosidade ao aprendizado da leitura e da escrita, dar livros de presente transmite a ideia de que eles são tão interessantes, pertidos e valiosos quanto os brinquedos ou aparelhos eletrônicos. Comece dando a eles livros que possuam mais figuras do que textos e, de preferência, sejam bem coloridos, já que as cores os estimulam visualmente, tornando tudo mais atrativo. Daí para a frente, aos poucos, vá introduzindo obras cada vez mais ricas com textos, conforme eles forem crescendo.

Kit Alfabetização Só Escola

Valorize a importância do livro na vida de seus filhos! Além de enriquecer de conhecimento, ele alfabetiza, auxilia na escrita, ajuda numa melhor compreensão de texto e melhora o raciocínio, tornando as crianças adultos melhor preparados!

Apostila com atividades de alfabetização em PDF

Sempre pensando em maneiras de facilitar para vocês, confira o link a seguir e baixe gratuitamente a apostila:

Kit Só Escola Autismo

INCLUINDO CRUZADINHAS, CAÇAS PALAVRAS, AUTO DITADO E OUTRAS.

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Bônus: 20 Ideias para auxiliar na alfabetização

1- Jogo dos 7 erros: a prof.ª elabora uma lista de palavras e, em 7 delas, substitui uma letra por outra que não faça parte da palavra. A criança deve localizar essas 7 substituição;

2- Jogo dos 7 erros: a prof.ª elabora uma lista de palavras e, em 7 delas, inverte a ordem de 2 letras (ex: cachorro – cachroro). A criança deve achar esses 7 erros;

3- Jogo dos 7 erros: a prof.ª elabora uma lista de palavras e, em 7 delas, omite uma letra. O aluno deve localizar os 7 erros;

4- Jogo dos 7 erros: a prof.ª elabora uma lista de palavras e, em 7 delas, acrescenta 1 letra que não existe. A criança deve localizar quais são elas;

5- Jogo dos 7 erros: a prof.ª escreve um texto conhecido (musica, parlenda, etc.) e substitui 7 palavras por outras, que não façam parte do texto. O aluno deve achar quais são elas;

6- Jogo dos 7 erros: a prof.ª escreve um texto conhecido (musica, parlenda, etc.) e omite 7 palavras. O aluno deve descobrir quais são elas;

7- Jogo dos 7 erros: a prof.ª escreve um texto conhecido (musica, parlenda, etc.) e inverte a ordem de 7 palavras. O aluno deve localizar essas inversões;

8- Jogo dos 7 erros: a prof.ª escreve um texto conhecido (musica, parlenda, etc.) e acrescenta 7 palavras que não façam parte dele. A criança deve localizar quais são elas;

9- Caça palavras: a prof.ª monta o quadro e dá só uma pista: “Ache 5 nomes de animais” por exemplo;

10- Caça palavras: a prof.ª monta o quadro e escreve, ao lado, as palavras que o aluno deve achar;

11- Caça palavras no texto: a prof.ª dá um texto ao aluno e destaca palavras a serem encontradas por ele, dentro do texto;

12- Jogo da memória: o par deve ser composto pela escrita da mesma palavra nas duas peças, sendo uma em letra bastão, e a outra, cursiva;

13- Jogo da memória: o par deve ser idêntico e, em ambas as peças, deve haver a figura acompanhada do nome;

14- Jogo da memória: o par deve ser composto por uma peça contendo a figura, e a outra, o seu nome;

15- Cruzadinha: A prof.ª monta a cruzadinha convencionalmente, colocando
os desenhos para a criança pôr o nome. Mas, para ajudá-las, faz uma tabela com todas as palavras da cruzadinha em ordem aleatória. Assim, a criança consulta a tabela e “descobrem” quais são os nomes pelo número de letras, letra inicial, final, etc.;

16- Cruzadinha: A prof.ª monta a cruzadinha convencionalmente, colocando
os desenhos para a criança pôr o nome. Mas, para ajudá-las, faz um quadro com todos os desenhos e seus respectivos nomes, para que a criança só precise copiá-los, letra a letra;

17- Cruzadinha: A prof.ª monta a cruzadinha convencionalmente, colocando
os desenhos para a criança escreva seus nomes;

18- Bingo de letras: as cartelas devem conter letras variadas. Algumas podem conter só letras do tipo bastão; as outras, somente cursivas; e outras, letras dos dois tipos, misturadas;

19- Bingo de palavras: as cartelas devem conter palavras variadas. Algumas podem conter só palavras do tipo bastão; as outras, somente cursivas; e outras, letras dos dois tipos;

20- Bingo: a prof.ª deve eleger uma palavra iniciada por cada letra do alfabeto e distribuí-las, aleatoriamente, entre as cartelas. (+/- 6 palavras por cartela). A prof.ª sorteia a letra e o aluno assinala a palavra sorteada por ela;



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