Animais Pontilhados

Confira nesta postagem algumas fichas de atividades com Animais Pontilhados para imprimir, completar e colorir.

A maioria das crianças se diverte muito com os desenhos ponto a ponto. É um excelente exercício para liberar a imaginação das crianças, estimulando as habilidades motoras finas e treinando a garra, um movimento fundamental para o desenvolvimento adicional da escrita.

Além disso, é uma atividade muito benéfica para o desenvolvimento psicológico, pois contribui para o amadurecimento de algumas funções cognitivas, como percepção, atenção e pensamento. Embora uma das maiores atrações para as crianças seja o fato de os desenhos ponto a ponto representarem um desafio real no qual eles devem testar suas habilidades psicomotoras para concluí-lo, não é de surpreender que ele se torne um dos seus Hobbies favoritos.

Veja também: Atividades com Números Pontilhados

O que exatamente são os desenhos de junção de ponto (Pontilhados)?

Desenhos ponto a ponto são imagens de objetos, personagens, paisagens, desenhos animados, animais ou qualquer outra figura cuja forma seja definida com precisão por vários pontos que devem ser interligados.

Dependendo do nível de complexidade do desenho, os pontos estarão mais ou menos distantes, de modo que quanto maior a distância, mais complexa será a imagem. Nas versões mais complexas, os desenhos podem incluir números para cada ponto como uma estratégia para orientar o caminho.

Vale ressaltar que uma das principais características desse tipo de desenho é que, à primeira vista, você não pode ver a forma final, o que o deixa curioso e acrescenta uma motivação extra à criança, que se esforça para descobrir a figura que é representado.

Com que idade as crianças podem desenhar pontos?

Os desenhos ponto a ponto destinam-se a crianças acima de 3 anos, a partir dessa idade, começam a desenvolver sua percepção do espaço e são capazes de representar uma imagem incompleta, de acordo com os princípios da Gestalt. Além disso, somente depois de três anos eles desenvolvem as habilidades necessárias para segurar um lápis na mão e fazer movimentos firmes de um ponto a outro no papel.

No entanto, vale esclarecer que essa idade mínima pode variar de acordo com a complexidade do desenho. Por exemplo, desenhos de ponto com números ou aqueles que exigem golpes mais difíceis são ideais para crianças mais velhas, de 6 a 7 anos, que têm mais controle de suas habilidades motoras e que já sabem ou estão aprendendo a contar.

Animais Pontilhados para imprimir

Confira fotos ponto a ponto para as crianças se divertirem em casa:

1. Desenho de elefante

Desenhos de Elefante: Animais Pontilhados para imprimir

Ideal para crianças mais velhas, pois para concluí-lo, elas terão que testar suas habilidades matemáticas. Sem dúvida, é uma imagem muito delicada que, uma vez terminada, eles podem dar cor e dar a alguém na casa.

__

2. Desenho de cavalos-marinhos: Animais Pontilhados

A imagem representa um cavalo-marinho, que as crianças podem colorir quando terminar. Vale a pena notar que, para que eles possam trabalhar, eles precisam saber contar até pelo menos 100.

Desenhos de cavalos-marinhos: Animais Pontilhados para imprimir

3. Desenho de gatos

As crianças que gostam de gatos vão adorar a ideia de moldar esse gatinho fofo. É um desenho bastante fácil, ideal para que os pequenos em casa também possam se divertir enquanto treinam suas habilidades motoras finas. Quando terminar, eles poderão colorir o desenho com algumas de suas pinturas favoritas e, os mais ousados ​​poderão até dar um nome ao gato.

__

4. Desenho de Tartaruga

Desenho de Tartaruga: Animais Pontilhados para imprimir

Os pequenos fãs do mundo marinho e especialmente as tartarugas ficarão felizes em moldar esta linda tartaruga. Obviamente, para alcançar esse desafio, eles devem saber contar pelo menos até o número 100, pois para concluir o percurso é necessário seguir uma ordem numérica precisa.

5. Desenho de Coala

É um desenho perfeito apresentar o coala às crianças que estão conhecendo os animais, pois eles serão responsáveis ​​por moldar esse “novo” animal. Uma vez concluída a figura, algumas das principais características do coala podem ser descritas e as crianças podem ser incentivadas a colorir o desenho.