Recomendações para a reabertura de escolas por idade

Na Brasil, as crianças não retornam às aulas. (Um retorno precoce pode representar um risco muito alto de contágio).

A pandemia de coronavírus COVID-19 mudou a vida de todos de várias maneiras. Que as crianças não vão à escola por causa de uma pandemia por tanto tempo é, sem dúvida, um evento histórico. É importante saber quais são as recomendações para a reabertura de centros educacionais para crianças, primárias e secundárias.

Faça com segurança

É necessário garantir a segurança dos menores e minimizar o risco de transmissão. Nós do SÓ ESCOLA acreditamos que a reabertura deverá ser gradual e progressiva, levando em consideração algumas recomendações por faixa etária.

Creches e Educação Infantil

São as áreas que apresentam maior risco de contágio ou transmissão devido à dificuldade de cumprir as medidas de distância e higiene. De 0 a 3 anos, os grupos devem limitar-se a 5 crianças para cada cuidador e classe. As atividades coletivas devem ser independentes em cada grupo de 5 crianças. Os professores devem ter equipamento de proteção adequado.

No caso de crianças entre 3 e 6 anos, recomendações semelhantes às mencionadas acima devem ser seguidas, pois o risco de contágio permanece alto. Embora o uso de uma máscara não seja necessário porque as crianças as removeriam, o distanciamento social deve ser extremo.

Educação Primária (6 a 12 anos)

Nesse caso, o horário de entrada e saída da escola deve ser mais flexível e o tempo de atendimento deve ser reduzido o máximo possível. Serão estabelecidos turnos para atividades acadêmicas presenciais e não presenciais. No caso de frequentar a sala de aula, devem ser tomadas medidas de distanciamento social, higiene e vigilância. A máscara será necessária, mas as luvas não são recomendadas, pois o uso contínuo pode até facilitar a transmissão.

Recomendações para a reabertura de escolas por idade

Ensino Secundário (12 a 16 anos)

Nesses casos, o risco de contágio pode ser menor, desde que os alunos ajam com responsabilidade. Eles têm capacidade suficiente para aprender a se responsabilizar pelas medidas de segurança estabelecidas pelo governo: distanciamento social, higiene e proteção. Também haveria uma combinação de conteúdo da sala de aula com conteúdo online.

Outras recomendações a serem lembradas

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), também existem algumas dicas a serem seguidas ao reabrir as escolas, algumas das seguintes:

  • Qualquer profissional ou aluno com sintomas compatíveis com o COVID-19 não deve frequentar a escola.
  • Uma lavagem regular das mãos com água, sabão e álcool e desinfetante para as mãos deve ser feita antes e após as refeições, no pátio, no banheiro, etc.
  • Durante o recreio ou atividades físicas, uma máscara deve ser usada.
  • As salas de aula devem ser ventiladas com freqüência.
  • O número de pessoas por sala de aula deve ser limitado.
  • O centro educacional deve ter um protocolo de ação caso haja casos de coronavírus entre seus membros.
  • Você precisará fazer um plano para escalonar o início e o final do dia escolar.
  • Deve ser fornecido apoio às populações mais vulneráveis.

Estas são algumas das recomendações que podem ser modificadas dependendo da evolução da pandemia. De qualquer forma, é responsabilidade de todos que a situação melhore o mais rápido possível.