Por que não gosto de ler?

Por que não gosto de ler? A leitura é um hábito que oferece inúmeros benefícios. No entanto, se você é um daqueles que não gosta dessa atividade, pode ter se perguntado o porquê. Onde os outros encontram o prazer que você não sente no exercício da leitura?

É inegável que o hábito de ler traz grandes benefícios para quem o pratica . Desde a infância, eles tentam instilar em nós o amor pelos livros, tanto em casa quanto na escola. E, como adultos, ouvimos o testemunho de amigos e conhecidos afirmando que a leitura é um dos seus maiores hobbies, algo pelo qual eles são apaixonados. Então, você pode estar se perguntando, e por que não gosto de ler?

É muito comum aqueles que não compartilham esse gosto pela leitura tendem a questionar o que há de errado com eles. Que parafuso está solto por dentro que os impede de desfrutar de uma atividade tão recomendada e, aparentemente, essencial.

Bem, certamente, em mais de uma ocasião, você já ouviu falar que as pessoas que não lêem não são educadas ou imaginativas , que não possuem um vocabulário amplo e que são vagas ou simples. Como você pode não se sentir culpado ou inadequado diante de tais alegações? Mas realmente, você já questionou as razões de sua falta de interesse em ler?

Por que não gosto de ler?

Um conceito inadequado

Às vezes, o modo como o amor pela leitura tenta nos inocular é inadequado. Eles nos colocam como uma imposição, mas a leitura deve ser um prazer, um espaço para deixar a imaginação correr solta. Desde a infância, somos forçados a ler, concentrando-nos em quantas páginas devoramos por dia , tornando a leitura um exercício em liberdade limitada – quando é exatamente o contrário.

Não é de surpreender que muitas pessoas cresçam abominando essa atividade que por tantos anos foi uma tortura, um motivo de discussão e uma imposição externa . Talvez devêssemos começar a transmitir a leitura para as crianças como uma alternativa de lazer, diversão. Talvez devêssemos garantir que eles gostem de ler , e não apenas ler. Talvez assim, quando adultos, eles possam se relacionar de outra maneira com a palavra escrita.

Ampla variedade de opções

Outro aspecto importante é que nem sempre estamos cientes da imensidão de alternativas que temos. A leitura não envolve apenas grandes romances clássicos ou obras de moda. Nem sequer é uma atividade restrita a livros .

Devemos ter em mente que cada ser humano é um mundo. Cada um de nós tem suas próprias particularidades, gostos e preferências . Talvez um grande número de pessoas adore histórias de suspense, talvez todo o seu ambiente esteja falando sobre o último romance de ficção científica. Mas você não deve se limitar aos gostos dos outros.

Pense no que você gosta, o que lhe interessa, o que faz você sonhar? Talvez para você, romances ou biografias de pessoas famosas sejam muito mais agradáveis.

Ou talvez você prefira ler artigos de interesse sobre culinária, esportes, desenvolvimento pessoal ou físico. Tudo isso também está lendo . Tudo isso nutre sua mente tanto quanto o livro mais vendido do momento. Além disso, é consistente com você.

Quando estiver pronto para ler, escolha algo que realmente o fascine, o excite e o interesse . Algo que você realmente deseja descobrir mais. Esqueça a opinião dos outros. Leia para você, apenas para você.

Sistemas de representação

Nem todos nós temos o mesmo estilo de comunicação. Existem pessoas mais visuais, outras mais auditivas, outras mais cinestésicas. Alguns preferem receber informações visualmente, outros optam por ouvi-las e outros optam por experimentá-las diretamente. Portanto, não é realista tentar agrupar todos nós na mesma modalidade.

Se você não gosta de ler, talvez os audiolivros sejam uma boa opção para você . Pode ser mais agradável receber a mensagem de forma audível e hoje você pode acessar vários títulos nesse formato. Ou pode ser mais satisfatório para você escrever, pois gosta de trabalhar ativamente, em vez de receber passivamente.

Eu não gosto de ler e tudo bem

De qualquer forma, e se, depois de considerar todas as perspectivas acima, você ainda não gostar de ler, nada acontece. Isso não implica que você seja menos inteligente, menos instruído ou interessante. Cada pessoa tem seus próprios traços de personalidade e seu modo de vida particular.

Talvez você goste de praticar esportes, meditar, assistir a palestras em vídeo, pintar com aquarelas … Nem todo mundo deve gostar da mesma coisa e tudo bem. Todos temos o direito de escolher como alcançar nosso próprio desenvolvimento pessoal.