A importância da luz solar durante o confinamento

A importância da luz solar durante o confinamento – Viver em um espaço com pouca luz solar durante o confinamento pode custar seu preço. Entre os efeitos mais comuns estão desânimo, distúrbios do sono e falta de vitamina D. Vamos ver como lidar com essa situação.

A falta de luz solar durante o confinamento é uma realidade que afeta vários lares. A pandemia atual chegou a nós em uma primavera que está se desenrolando sem que possamos desfrutar dela. Os dias são mais longos, o sol está mais quente, mais brilhante, mas ainda milhões de pessoas enfrentam quarentena sem ter contato direto com algo essencial para os seres humanos.

É comum viver em apartamentos pequenos nos quais a orientação não lhes permite tirar proveito da luz solar. Da mesma forma, também existem pisos térreos localizados em ruas estreitas de nossas cidades, nas quais é difícil saber se é de manhã ou à tarde. Esses fatores podem ter um certo impacto na saúde, mas acima de tudo, no bem-estar psicológico.

As pessoas são homeotérmicas, ou seja, dependemos da luz solar não apenas para regular nossa temperatura. Também para que haja um equilíbrio em nossos ciclos de sono e para executar várias tarefas metabólicas. Sentir seu calor também tem um efeito indispensável e poderoso em nossa saúde mental.

Vamos nos aprofundar um pouco mais no assunto.

A luz solar durante o confinamento é essencial para o bem-estar

Michael Terman é um psiquiatra conhecido e especialista em cronoterapia. Algo que ele pôde ver ao longo de sua carreira é como mudanças na luz nas estações do ano ou variações de luz em diferentes edifícios afetam o comportamento humano. Na ausência de luz solar, as pessoas experimentam alterações no sono, humor e peso.

Muitos de nós não temos consciência da relevância desse fator em nossa vida. Somos uma sociedade acostumada a desenvolver grande parte de nossa atividade em ambientes fechados, sob o foco de luz artificial.

A grande maioria realiza seu trabalho dentro de casa , acordamos de madrugada e voltamos para nossas casas acompanhadas pelo pôr do sol.

Uma vez em casa, mantemos contato com nossos dispositivos eletrônicos, computadores, celulares, televisores … A chamada luz azul da tecnologia também altera nossos ritmos circadianos, diminuindo a produção de melatonina.

Agora, no contexto atual de uma pandemia e com o confinamento como medida preventiva para conter o contágio, surge um novo problema. A falta de luz solar durante o confinamento em muitos lares pode causar danos.  Vamos analisar as consequências e que medidas preventivas devemos aplicar.

Deficiência de vitamina D

De acordo com um estudo realizado pela Universidade da Califórnia pelo Dr. Robert Nair, quase 50% da população mundial iria sofrer deficiência de vitamina D . Uma das principais causas é a falta de atividade ao ar livre; não estar em contato suficiente com o sol.

Assim, a falta de luz solar durante o confinamento pode agravar esse fato. Algo assim pode se traduzir em problemas que regulam o metabolismo do cálcio e um sistema imunológico mais fraco.

É essencial, portanto, que , tanto quanto possível, tomemos 20 minutos de sol por dia. É necessário recorrer a um terraço, pequena galeria, janela ou canto onde entra alguma luz.

Por outro lado, não devemos esquecer que existem outras fontes de vitamina D, como laticínios, ovos ou peixes azuis.

Problemas de sono associados à falta de luz solar durante o confinamento

Estar em uma casa ou apartamento com falta de luz afeta nossa qualidade de sono. Essas alterações se traduzem em insônia ou hipersonia ou mudança de hábitos, nas quais acabam tirando longos cochilos e indo dormir à noite sem dormir. Na medida do possível, seria apropriado seguir estas diretrizes.

  • Estabeleça rotinas para gerenciar melhor o tempo . Se seguirmos os mesmos hábitos e formos disciplinados, perceberemos mudanças . Assim, as atividades mais intensas, como o teletrabalho , a arrumação da casa ou até o exercício, o guiarão para o horário da manhã. À tarde, faremos tarefas mais relaxadas, como praticar um hobby, ler, assistir séries …
  • Também essencial, levante-se e vá para a cama ao mesmo tempo. Se cochilarmos , eles devem ser curtos, entre 20 ou 25 minutos.
  • Outro objetivo é que nosso cérebro distingue dia e noite. Procurar uma fonte de luz e aproveitá-la por 20 minutos pode nos beneficiar bastante.

Saúde mental e humor em espaços com pouca luz

Há um aspecto que não podemos negligenciar. Nossa saúde mental pode ser afetada em um espaço com pouca luz solar durante o confinamento .

Você precisa ativar as defesas psicológicas, ter recursos à mão e, acima de tudo, apoiar. Um piso escuro suspenso aumentará o desânimo. Vamos, portanto, levar em consideração algumas chaves:

  • Indispensável (mais uma vez) que podemos tomar sol 20 minutos por dia.
  • Vamos evitar que nossa casa fique na semi-  escuridão. Vamos usar luzes de baixo custo que criam uma atmosfera agradável.
  • Ressaltamos algo já apontado: as rotinas devem organizar nosso tempo.
  • Vamos manter contato com as pessoas por meio de mensagens, chamadas, videochamadas etc.
  • Vamos realizar tarefas criativas para permitir que nossa mente se exercite, se liberte, encontre espaços onde possamos nos conectar com o presente.
  • O exercício físico também nos ajudará a produzir endorfina , serotonina, dopamina … Neurotransmissores essenciais para melhorar o humor.
  • Vamos colocar objetivos no horizonte. Vamos aceitar nossas emoções negativas, aquelas que surgem de tempos em tempos. Mas sim, não vamos esquecer nossos propósitos e essa esperança que não pode desaparecer a qualquer momento.

Para concluir, o confinamento não é fácil para ninguém. No entanto, existem pessoas que se encontram em situações mais vulneráveis. Vamos ter isso em mente, seguir estratégias para melhorar a qualidade de vida nessas circunstâncias e nunca hesitar em pedir ajuda, se precisarmos.