Ler aumenta nossa inteligência emocional

Ler aumenta nossa inteligência emocional – A leitura pode nos ajudar a aumentar nossa inteligência emocional. Neste artigo, exploraremos causas e benefícios. Além disso, investigaremos como o gênero influencia a inteligência emocional.

Em 2017, um estudo da American Psychiatric Association indicou que a leitura de Harry Potter aumenta a inteligência emocional . Especificamente, aumentando a abertura da mente e diminuindo o preconceito em relação às minorias.

Outro, publicado na revista Science (2013), concluiu que a leitura de ficção científica ajuda no desenvolvimento da teoria da mente.

A leitura – não apenas desta saga, mas de muitos outros livros – parece ajudar no desenvolvimento emocional . E esse desenvolvimento emocional, por sua vez, costuma predizer o sucesso pessoal, social e profissional.

Existem diferenças, diferenças de gênero?

Com relação às diferenças de gênero , estudos mostram que não há diferenças significativas em termos de inteligência emocional global.

No entanto, encontramos diferenças ao analisar os componentes que o compõem . As principais diferenças estão descritas na tabela a seguir:

MulheresHomens
Maior consciência das emoçõesMelhor tolerância ao estresse
Maior capacidade de perceber, entender e expressar emoções Aumento das habilidades de controle de impulso
Maior empatiaMais segurança pessoal
Maior aptidão nas relações interpessoaisMaior independência
Maiores oportunidades de interação socialMais otimismo

O desenvolvimento da inteligência emocional

A inteligência emocional é descrita como um “tipo de inteligência social que permite às pessoas gerenciar suas próprias emoções e as dos outros, discriminá-las e usar e entender essas informações emocionais para direcionar seus pensamentos e comportamentos” (Del Pilar Jiménez et al., 2019).

Existem dois pontos de vista principais em relação ao desenvolvimento da inteligência emocional . O primeiro estabelece que aumenta gradualmente com a idade e a experiência. O segundo, que se desenvolve durante a infância e se estabelece no início da idade adulta.

Seja como for, começar a treinar pessoas em tenra idade pode ser muito benéfico para o desenvolvimento desse tipo de inteligência . Em crianças em idade escolar, foi demonstrado que trabalhar com programas específicos ou com tratamento transversal tem as seguintes vantagens:

  • Melhoria significativa nas habilidades sociais.
  • Aumento significativo nas habilidades emocionais.
  • Proteção contra o aparecimento de problemas comportamentais e mentais.
  • Aumento de resultados acadêmicos positivos.

Quais livros eu escolho para trabalhar em minha inteligência emocional?

Ao escolher livros ou leituras que ajudam a aprimorar nossa inteligência emocional, encontramos várias opções . Vamos nos colocar agora no espaço de uma livraria.

A primeira opção é caminhar até a ampla seção de romances e escolher uma cujo enredo “nos prenda”. Ao fazer isso, desenvolver um certo vínculo com um ou mais personagens é praticamente inevitável. E com esse link estamos desenvolvendo nossa empatia .

Colocar-se no lugar do protagonista, entender seus estados emocionais, entender as razões de suas ações … enfim, tomar um personagem como referência para aprender com ele é uma maneira não direta, mas muito divertida de desenvolver nossa inteligência emocional.

A segunda opção é ir à seção de psicologia ou auto-ajuda da livraria. Embora não seja tão extenso quanto a seção de romances, encontraremos muitos livros dedicados ao desenvolvimento de habilidades, habilidades ou atitudes pessoais, incluindo inteligência emocional .

Assim, esse tipo de livro é caracterizado por fornecer ao leitor conhecimento direto ou diretrizes de ação, frequentemente usando personagens como exemplos, mas sem ser os protagonistas do livro. Se você quiser para saber mais sobre os livros de inteligência emocional, por favor consulte o artigo ” 7 livros de inteligência emocional must s ‘.

Finalmente, se o que queremos é combinar as vantagens dos dois tipos, podemos escolher uma terceira opção. Essa é uma série de livros de auto-ajuda nos quais normalmente são contadas histórias curtas . No entanto, neste caso, eles são projetados para ensinar através das ações e experiências dos personagens, as atitudes ou habilidades que o autor expõe desde o início.

Desenvolvimento de inteligência emocional em crianças

Duas estratégias fundamentais são usadas para trabalhar a inteligência emocional: a primeira é através de técnicas, métodos ou ações diretas que funcionam como modelagem e são executadas pelos pais. Nesse sentido, o artigo “Dez estratégias para educar as crianças em inteligência emocional” desenvolve esse primeiro caminho.

O segundo, menos direto, mas igualmente eficaz, é através da leitura . Seja na forma de histórias, fábulas, quadrinhos, romances, … todos esses recursos ajudam os pais a trabalhar nas habilidades sociais e emocionais de seus filhos. De fato, a leitura de livros ajuda a desenvolver a teoria da mente . Essa é uma capacidade muito importante, pois nos permite refletir e entender nossos estados mentais e os dos outros.