Propriedades da água

A parte hídrica do planeta, chamada hidrosfera, é formada pela água, um componente material e que possui as seguintes propriedades: alta capacidade de dissolver substâncias, densidade intermediária em relação a outros materiais e tensão superficial. 

A água se distribui da seguinte forma no planeta: 

97% nos oceanos – água disponível, porém salobra e de pouca utilização.2% nas geleiras – água imobilizada, não disponível.1% nos continentes – água disponível para a utilização dos seres vivos.

Apenas 1% de toda a água do planeta está disponível para ser utilizada pelos seres vivos. A água tem grande utilidade para os organismos vivos pelo fato de possuir uma propriedade que lhe dá o nome de solvente universal.

Solubilidade

Capacidade de dissolver, ou seja, desmanchar certas substâncias, reduzindo-as a sua forma de partículas, que se misturam às partículas do líquido solvente. A água é o líquido solvente com maior capacidade de dissolver substâncias. Por essa razão a água é chamada SOLVENTE UNIVERSAL.

Esta propriedade confere a água uma função importantíssima no organismo dos seres vivos: dissolver substâncias sólidas, carregar suas partículas e distribuí-las ao longo do corpo do ser vivo. E é por essa razão que o corpo dos seres vivos é 70% água, já que a água irá preenchê-lo e se tornar meio de transporte de substâncias sólidas através das mais diversas partes. Portanto, a água está nos vasos condutores, transportando as substâncias sólidas, e dentro das células, recebendo estas substâncias.

Propriedades da água  - Densidade

Densidade

A densidade é uma propriedade de todos os materiais. É a quantidade de matéria contida em um determinado volume. Para se comparar a densidade de duas substâncias diferentes temos que fixar um dos parâmetros para medi-la: ou a massa, ou o volume.

Fixando o volume em um espaço invariável, ou seja, que não muda, temos que a substância que tiver mais massa será a mais densa e a que tiver menos massa será a menos densa. Isso porque, a quantidade de matéria comprimida em um volume igual varia.

Fixando a massa, ou seja, o mesmo peso para duas substâncias, temos que a que ocupar mais espaço será a menos densa e a que ocupar menos espaço será a mais densa. Isso porque, o volume ocupado pela mesma quantidade de partículas varia, já que os espaços entre as partículas são diferentes para substâncias diferentes.

No caso da água, a densidade é intermediária entre diversas substâncias. Sendo assim, materiais metálicos são mais compactos, tem mais massa concentrada em certo volume, afunda na água, enquanto peças de madeira, menos matéria concentrada em certo volume, bóiam na água. O afunda ou boiar é determinado exclusivamente pela densidade e nada tem a ver com o peso ou com o volume separadamente.

Densidade

Tensão superficial

A água é uma matéria fluida, ou seja, sem forma definida. Sua forma é definida pelo recipiente em que se encontra. As partículas de água dentro de um recipiente estão em constante movimento, em uma dança de vai e vem infinito. Porém, no limite entre a água e o ar este movimento é diminuído. Sendo assim, as partículas de água permanecem mais paradas neste limite e isso permite com que se forme uma forte ligação entre elas. Esta ligação chega a formar uma lâmina mais resistente de água que consegue sustentar o peso de alguns corpos e objetos, como por exemplo, um inseto, uma gilete, uma folha de um vegetal. Não é que estes corpos sejam menos densos e boiem, é que seus pesos conseguem ser sustentados pela lâmina de água formada.

Propriedades da água

Fique sempre por dentro das nossas postagens e se gostou da postagem “Propriedades da água”, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais e também deixe um comentário aqui em nosso site com sua opinião e sugestões para outras postagens.

Curta e Compartilhe com seus amigos: @SÓ ESCOLA.