Artigos Educacionais

A Composição da Atmosfera


A Composição da Atmosfera – A atmosfera é a camada de gases que envolve a Terra, estando pressa a ela por efeito da atração da força gravitacional. Neste sentido, maior concentração de gases é encontrada junto à crosta terrestre e à medida que se sobe, ganhando atitude, essa concentração vai diminuindo, tornando o ar cada vez mais rarefeito.

Devido à essa diferença de concentração dos gases, que está diretamente relacionada com a distância entre as partículas de gás, existem diferenças de pressão atmosférica entre altitudes variadas. Mas esse conceito de pressão já está bem compreendido, e neste momento vamos estudar a composição da atmosfera, fazendo uma análise detalhada dos gases que a compõe.

A atmosfera é composta pelos gases nitrogênio e oxigênio, além de pequenos traços de outros gases tais como o gás carbônico, o hidrogênio, o hélio e o metano. Outro além destes expostos aqui, também podem estar presentes, porém em míninas quantidades e concentrados em apenas alguns pontos da atmosfera, por serem resíduos de alguma reação química, como por exemplo, poluentes liberados por indústrias.

A Composição da Atmosfera

O nitrogênio é o gás de maior abundância na atmosfera, formando 78% da mistura. É um gás muito importante para os seres vivos, já que está na constituição de todas as suas células e principalmente nos seus músculos. Ele forma as proteínas e o material genético dos seres vivos e é incorporado ou incluído no corpo destes seres através da nutrição. Isso ocorre, porque no solo, junto às raízes das plantas, existe um grupo de microrganismos capazes de pegar o nitrogênio diretamente do ar e doá-lo à planta. Essa planta o utiliza então para formar seus tecidos, tais como folhas, frutos e sementes, que ao serem ingeridas pelos herbívoros, transferem o nitrogênio ao organismo deles.

O nitrogênio transita então ao longo da cadeia alimentar, de forma que os carnívoros ao se alimentarem dos herbívoros, também adquirem este componente que passa a constituí-los. Após a morte de qualquer organismo, os decompositores devolvem o nitrogênio ao solo e ao ar, através da ação de outro grupo de bactérias. Esse percurso realizado por uma partícula de gás nitrogênio é um bom exemplo de como a matéria está constantemente circulando entre a parte orgânica e inorgânica do planeta, sendo reciclada.

Além do nitrogênio, o oxigênio também tem quantidade expressiva na atmosfera – 20 a 21%. Ele é essencial na respiração da maior parte dos seres vivos, que o capturam diretamente do ar e o utilizam em seus processos de obtenção de energia a partir de nutrientes adquiridos na alimentação. Ele é devolvido à atmosfera através da fotossíntese das plantas, um processo no qual este gás esta envolvido, mas que não é agregado ou incluído à matéria, sendo enfim liberado para a atmosfera.

Os 2% restantes são compostos por uma mistura dos gases carbônico, hidrogênio, hélio e metano. O gás carbônico, em pequenos traços, está presente na quantidade ideal para garantir a estabilidade da temperatura do planeta. Por aprisionar calor, mantém o ar aquecido durante as noites, momento em que a luz solar não está disponível para aquecê-lo. É importante também para as plantas, já que estes organismos conseguem aprisionar este gás diretamente do ar e produzir a partir dele sua matéria para formar seus tecidos vegetais. Ele é devolvido naturalmente à atmosfera pela respiração dos seres vivos. Porém o depósito de carbono na forma de gás (gás carbônico) tem sido aumentado por diversas ações do homem. Sendo assim, sua quantidade na atmosfera tem aumentado. Por ser um gás que aprisiona o calor do Sol, esse aumento tem sido relacionado com o aquecimento global, ou seja, elevação das temperaturas médias do planeta.

A Composição da Atmosfera

Além destes gases, está presente também o vapor d’água que, no entanto, não tem quantidade e distribuição uniforme. Ele ajuda o gás carbônico na manutenção das temperaturas. Nos desertos, não há vapor d’água na atmosfera e a variação térmica entre o dia e a noite é extremamente acentuada. Já nas regiões equatoriais, próximas ao Equador, a quantidade de vapor é tão grande que ocorrem chuvas diariamente.

______

A Composição da Atmosfera

Fique sempre por dentro das nossas postagens e se gostou da postagem “A Composição da Atmosfera ”, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais e também deixe um comentário aqui em nosso site com sua opinião e sugestões para outras postagens.

Curta e Compartilhe com seus amigos: @SÓ ESCOLA.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secured By miniOrange