Ciclo da água e mudanças de estado físico


Ciclo da água e mudanças de estado físico – Assim como toda a matéria do planeta, a água também apresenta um movimento cíclico. A este movimento chamamos de ciclo da água e em seguida veremos suas etapas. Se pudéssemos acompanhar o movimento de uma gota de água, ela desenvolveria o seguinte trajeto:

A água que está nos oceanos, rios e lagos ao ser iluminada e aquecida pelo Sol, evapora-se passando do estado líquido ao estado de vapor. Na respiração dos seres vivos e em sua transpiração também são liberados vapor d’água. Para visualizar isso, respire em frente a uma janela e veja o vapor embaçar seu vidro.

Ciclo da água e mudanças de estado físico
Ciclo da água e mudanças de estado físico

Este vapor agora compõe a atmosfera do planeta e consegue atingir os níveis superiores da Troposfera, onde a temperatura é muito baixa. Com esta temperatura, a água retorna ao seu estado líquido na forma de pequenas gotinhas de água que são visíveis daqui da superfície, já que irão formar as nuvens no céu. Estas pequenas gotinhas são sustentadas por correntes de ar quente que sobem da superfície até o limite superior da Troposfera. Porém quando muitas gotinhas já se formaram e as nuvens estão carregadas, ou seja, cheias de gotas d’água, o peso se torna grande e a água retorna à superfície na forma de chuva.

Após atingir a superfície, a água escorre até os rios ou infiltra-se na terra. Quando a água infiltra-se na terra, chega aos lençóis freáticos que são verdadeiros rios subterrâneos, no qual escorre água límpida, já que as impurezas ficaram retidas nas camadas na terra. Dos lençóis, água brota em nascentes gerando riachos que correram para os rios, reiniciando o ciclo. A conservação dos lençóis e das nascentes é importantíssima para a qualidade das água, já que são verdadeiras fontes de água doce para o consumo humano.

A água da chuva pode também escorrer por sobre o solo até atingir os rios novamente. Neste processo pode carregar impurezas e poluição para os cursos d’água.

Para fixar os nomes dados aos fenômenos de mudança de estado físico da água veja o esquema abaixo:

Ciclo da água e mudanças de estado físico
Ciclo da água e mudanças de estado físico

Observe também que: 

  • A água no estado sólido (gelo) não modifica sua forma, possuindo um formato rígido.
  • A água líquida adquire a forma do recipiente em que está colocada. Não possui uma forma rígida. 
  •  A água no estado gasoso (vapor) não possui forma rígida e ocupa todo o espaço disponível do recipiente, até mesmo saindo dele se não estiver tampado.

Diante deste ciclo podemos olhar criticamente a afirmação: “Algum dia a água do mundo irá acabar!” Você concorda totalmente, concorda parcialmente ou discorda desta afirmação? Explique por quê.

Veja ainda: Propriedades da água.

_______

Ciclo da água e mudanças de estado físico

Fique sempre por dentro das nossas postagens e se gostou da postagem “Ciclo da água e mudanças de estado físico”, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais e também deixe um comentário aqui em nosso site com sua opinião e sugestões para outras postagens.

Curta e Compartilhe com seus amigos: @SÓ ESCOLA.



  • Deixe um Comentário