O ar e suas propriedades

O ar e suas propriedades – O ar é uma porção material não visível de nosso planeta. Apesar de não poder ser observado, sua movimentação pode ser sentida quando alguém sopra sobre o nosso rosto ou quando ficamos perto de um ventilador. Essa passagem de ar sobre a superfície de nosso corpo só é possível porque o ar é material, ou seja, é composto por matéria e essa matéria em agitação passa sobre a nossa pele, nos dando a sensação de brisa.            

Sendo matéria, o ar é composto por uma mistura de gases e se pensarmos em termos da atmosfera terrestre, essa mistura é formada pelos seguintes gases: nitrogênio, oxigênio, carbônico, metano, hidrogênio e hélio.           

 O gás mais abundante é o nitrogênio e ele é constantemente impregnado, ou seja, agregado ao solo e aos vegetais através da ação de bactérias que vivem próximas às raízes das plantas. Esse nitrogênio chega até os demais seres vivos, incluindo nós, os humanos, através da alimentação. Nos seres humanos, o nitrogênio está na constituição das proteínas musculares, no material genético, nas nossas unhas, na pele e nos cabelos.           

O gás oxigênio é o segundo mais abundante em nossa atmosfera. A grande maioria dos seres vivos utiliza esse gás em seu processo de respiração e, indiretamente, o utiliza também no processo de obtenção de energia a partir dos nutrientes de sua alimentação.

O gás carbônico está presente em pequenos traços que, no entanto, são essenciais para a manutenção da temperatura do planeta, sem que haja grandes variações entre os dias e as noites. Esse é um processo denominado “efeito estufa” natural. Esse efeito tem sido intensificado pelas ações humanas que tem devolvido à atmosfera grande quantidade de gás carbônico que estava armazenado em outras partes materiais do planeta, a saber, no petróleo que compõe o solo. Além disso, grande quantidade do carbono do planeta esta sob a forma de matéria orgânica, formando o corpo dos seres vivos. Assim, quando desmatamos e utilizamos a queima da madeira como fonte de energia, estamos devolvendo o gás carbônico para o ar. O efeito estufa tem sido então intensificado, fato que tem contribuído para a elevação das temperaturas médias do planeta.

Além de poder ser sentido, o ar também pode ser utilizado, já que suas propriedades são aproveitadas em diversas atividades humanas. Uma destas propriedades é a capacidade de exercer atrito sobre os movimentos. Isso é visível quando observamos uma pessoa saltando de um avião em queda livre e outra com um paraquedas aberto. A superfície do paraquedas bate nos gases que compõem o ar e nesse choque, o movimento de queda é amortecido, realizando-se de forma mais vagarosa. A relação entre o ar e o movimento é muito estudada nas linhas de produção de veículos automotores. O formato externo dos carros deve ser considerado para que esse choque ou atrito com a matéria presente no ar não seja capaz de diminuir a estabilidade e a velocidade do veículo de forma considerável.

Outra propriedade do ar que é utilizada para gerar movimento é a sua capacidade de ser comprimido em um espaço pequeno e de expandir para um espaço maior assim que a força de compressão termina. Essa propriedade foi muito utilizada no século XVIII, na Revolução Industrial, na qual muitas máquinas foram criadas baseadas no mecanismo de comprimir e em seguida liberar o ar comprimido, gerando o movimento a partir da força com que o ar saia do compartimento menor para o maior. Um exemplo disso é a Maria Fumaça, um tipo de trem no qual a força com que o ar passa pelas engrenagens e sai pelas chaminés da máquina impulsiona o veículo para frente.

Essas propriedades nos provam a existência do ar, que enquanto componente material do planeta ocupa todos os espaços da atmosfera, ainda que não seja possível vê-lo. Enquanto matéria é formada por uma mistura equilibrada de gases. Neste sentido, é bom pensarmos nas atitudes que podemos assumir a fim de minimizar os impactos das atividades humanas sobre esse equilíbrio que é natural do planeta.

O ar e suas propriedades

Fique sempre por dentro das nossas postagens e se gostou da postagem “O ar e suas propriedades”, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais e também deixe um comentário aqui em nosso site com sua opinião e sugestões para outras postagens.

Curta e Compartilhe com seus amigos: @SÓ ESCOLA.