As fases da Lua

As fases da Lua – A Lua é o satélite natural da Terra e, sendo assim, não possui luz própria. Sua iluminação vem do reflexo da luz do Sol que bate sobre sua superfície. No entanto, sua face iluminada varia de forma cíclica, dentro de um período de tempo de aproximadamente um mês.

As quatro fases principais do ciclo são: 

Lua Nova: Lua e Sol, vistos da Terra, estão na mesma direção, com a Lua no centro. Nenhuma parte do satélite é vista iluminada da Terra. A Lua nasce 6h e se põe as 18h.

Lua Quarto-Crescente: Lua e Sol, vistos da Terra, estão separados por um ângulo de 90°. Apenas uma parte da metade iluminada da Lua é vista da Terra. A Lua está a leste do Sol e, portanto, sua parte iluminada tem a convexidade formando uma letra C. A Lua nasce meio-dia e se põe meia-noite.

Lua Cheia: Lua e Sol, vistos da Terra, estão em direções opostas, separados de 180°, ou 12 horas. Toda a metade iluminada da Lua pode ser vista de Terra. A Lua nasce 18h e se põe 6h do dia seguinte.

Lua Quarto-Minguante: A Lua está a oeste do Sol, que ilumina seu lado voltado para o leste, de forma que a convexidade é agora oposta à letra C. Apenas uma parte da metade iluminada da Lua pode ser vista da Terra. A Lua nasce meia-noite e se põe meio-dia.

Através do estudo deste satélite, pode-se compreender alguns fenômenos observados aqui da Terra, como, por exemplo, o fato de a Lua poder ser vista, em certos dias, durante alguns horários do período iluminado do dia, quando a luz do Sol não está tão forte.

Para entender melhor o movimento de translação da Lua ao redor da Terra, assista ao vídeo a seguir:

Curiosidade: O lado iluminado da Lua é sempre o mesmo lado voltado para a Terra. Isso por que o tempo de rotação da Lua é igual ao tempo de translação do satélite em torno do planeta, de forma que quando a metade escura da Lua está voltada para o nosso planeta, é fase nova e este lado não se encontra visível. Fica uma pergunta que sempre intrigou inúmeros pensadores, desde astrônomos até músicos: O que existe no lado escuro da Lua?

As fases da Lua

Fique sempre por dentro das nossas postagens e se gostou da postagem “As fases da Lua”, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais e também deixe um comentário aqui em nosso site com sua opinião e sugestões para outras postagens.

Curta e Compartilhe com seus amigos: @SÓ ESCOLA.