Por que algumas crianças esticam a língua quando se concentram?

Por que algumas crianças esticam a língua quando se concentram? Se você tem uma criança pequena, você deve ter notado que quando você se concentra muito, coloca a língua para fora. Todas as crianças não, mas muitas o fazem e são adoráveis. No entanto, você já se perguntou o que é esse gesto? Isso realmente os ajuda a se concentrar ou é devido a outra coisa?

Durante muito tempo pensou-se que esticar a língua enquanto a criança estava envolvida em uma tarefa complexa era um gesto que denotava um desenvolvimento primitivo da linguagem, mas agora a ciência cavou um pouco mais para encontrar uma explicação mais profunda.

Por que algumas crianças esticam a língua quando se concentram?

A chave está nos “recursos compartilhados” do cérebro:

Um estudo publicado na revista Cognition aprofundou esse gesto infantil para tentar entender o que está por trás. Esses sociólogos da Universidade de Westminster analisaram um grupo de crianças de quatro anos e atribuíram-lhes tarefas complexas, como relembrar uma história, experimentar um cadeado e chave ou brincar com um pesquisador.

Eles descobriram que, em todos os casos, as crianças expressavam suas línguas exatamente quando o processamento cognitivo era mais intenso; isto é, quando eles estavam pensando. No entanto, eles também notaram uma particularidade ao revisar os vídeos que eles haviam ignorado anteriormente: as crianças tendiam a tirar mais linguagem quando submetidas a um esforço cognitivo enquanto brincavam com o experimentador.

Os sociólogos explicam que não é uma coincidência. O jogo em que as crianças estavam envolvidas exigia não apenas alguma coordenação motora, mas também agilidade de pensamento, gestos e a capacidade de negociar as regras. Estes três últimos aspectos representam componentes básicos da comunicação.

De fato, seus resultados se encaixam com outras observações nas quais se observou que as crianças geralmente enfiam suas línguas levemente para a direita, sugerindo um controle predominante do hemisfério esquerdo do cérebro.

O lado esquerdo do cérebro é dominante para a linguagem em quase todas as pessoas destras. Isso indica que as atividades gestuais de carga cognitiva realizadas pelas crianças são acompanhadas por um gesto tão peculiar, porque a linguagem e as mãos compartilham um vínculo no nível do cérebro com as áreas da linguagem e da comunicação.

De fato, no cérebro há alguma sobreposição das áreas envolvidas no controle da fala e das mãos. Portanto, é compreensível que quando as crianças estão imersas em uma tarefa complexa envolvendo tanto as mãos quanto a boca, como a escrita, as ações manuais são acompanhadas por uma ação espontânea e síncrona da linguagem.

Em outras palavras: é um gesto automático que é ativado quando o cérebro imaturo da criança está trabalhando na capacidade máxima ao mesmo tempo em tarefas manuais e comunicativas.

Por que algumas crianças esticam a língua quando se concentram
Por que algumas crianças esticam a língua quando se concentram

Por que paramos de sorrir quando crescemos?

À medida que crescemos, nosso cérebro se desenvolve, o que nos permite alcançar um controle consciente mais preciso de todas as nossas funções. Isso implica que podemos realizar uma tarefa manual e comunicativa sem ativar esse gesto automático; isto é, aprendemos a controlá-lo.

Ainda assim, há adolescentes e até adultos que ainda ficam com as línguas quando se concentram, um atraso de sua infância. É provável que essas pessoas nunca tenham sentido a necessidade de ocultar ou controlar conscientemente esse gesto.

Para concluir, vale ressaltar que a linguagem também realiza movimentos praticamente imperceptíveis enquanto pensamos, para formar as palavras. Esses movimentos enviam uma grande quantidade de informações adicionais ao cérebro. Removendo a língua reduz o seu movimento e essa inundação de dados, de modo que poderia deixar mais capacidade cerebral disponível para se concentrar. Portanto, em alguns casos, esse movimento infantil pode nos ajudar a nos concentrar.

________________

Por que algumas crianças esticam a língua quando se concentram?

Fique sempre por dentro das nossas postagens e se gostou da postagem “Por que algumas crianças esticam a língua quando se concentram?”, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais e também deixe um comentário aqui em nosso site com sua opinião e sugestões para outras postagens.

Curta e Compartilhe com seus amigos: @SÓ ESCOLA.