;
Artigos Educacionais, Brincadeiras e Dinâmicas

Dinâmicas de quebra gelo


Dinâmicas de socialização ou Dinâmicas de quebra gelo: são dinâmicas simples e superficiais que objetivam descontrair o grupo, diminuem a tensão e facilitam os primeiros contatos entre os participantes.

É um recurso muito utilizado por romper a formalidade e promover a aproximação entre as pessoas despertando o interesse de uns pelos outros. 

Dinâmicas de quebra gelo – O Nome

Está Dinâmicas de quebra gelo é um excelente recurso para ser trabalhada nas escolas, principalmente nos primeiros dias de aula (Inicio do Ano Letivo).

Esta dinâmica propõe um Quebra-Gelo entre todos os alunos da classe. Ela pode ser proposta no primeiro dia em que um grupo se encontra. É ótima para a memorização dos nomes de cada um.

Procedimento:

  • O professor ou educador deve fazer um círculo com os alunos, assentados ou de pé, os participantes vão um a um ao centro da roda (ou no próprio lugar) falam seu nome completo, juntamente com um gesto qualquer, ou uma mímica.
  • Em seguida todos devem dizer o nome do aluno e repetir o gesto feito por ele.
  • Dinâmica para quebrar o gelo com muitos elementos para auxiliar o aprendizado e a integração da classe.

Observações:

  • Essa dinâmica pode ser feita apenas com o primeiro nome e o gesto da pessoa, sendo que todos devem repetir em somatória, ou seja, o primeiro diz seu nome, com seu gesto e o segundo diz o nome do anterior e gesto dele e seu nome e seu gesto… e assim por diante.
  • Geralmente feito com grupos pequenos, para facilitar a memorização. Mas poderá ser estipulado um número máximo acumulativo, por exemplo após o 8º deve começar um outro ciclo de 1 a 8 alunos.

Retirada do site Educação e Transformação.

Dinâmica quebra gelo – Dinâmica das Balas

Dinâmica das Balas

Essa dinâmica destina-se a coletar informações sobre seus alunos logo que as aulas se iniciam e também pode ser usada para “quebrar o gelo” em grupos que ainda não tiveram contato, pois reconhecendo gostos e hábitos semelhantes aos seus os alunos ou participantes irão sentir-se mais confortáveis.

Desenvolvimento:

  • Abra um documento do word e insira uma tabela com o número de colunas igual a 1 e o número de linhas correspondente ao número de participantes da brincadeira.
  • Em cada linha da tabela coloque uma pergunta, você poderá usar as sugeridas no final dessa postagem ou qualquer outra informação que queira obter de seus alunos no primeiro dia.
  • Imprima e corte em tiras, depois dobre até ficar um quadradinho bem pequeno.
  • Compre balas de vários sabores e coloque-as num saquinho ou caixa onde eles não poderão ver o conteúdo. Cole com fita crepe uma pergunta em cada bala.

Como jogar

  • Com os alunos em círculo, apresente o saquinho ou caixa ao primeiro aluno à sua esquerda. Ele deverá pegar uma bala e ler a pergunta em voz alta para toda a classe e depois respondê-la.
  • Você pode adicionar umas balas com dizeres diferentes, caso queira também sortear algumas lembrancinhas nesse primeiro dia. Veja abaixo algumas sugestões de perguntas.

Sugestões de perguntas para incluir na brincadeira

Pessoais

Descreva sua família. / Você tem animal de estimação? Fale sobre ele. / Quais são seus programas de TV favoritos? / De que tipo de música você gosta? Fale sobre o assunto. / Quem é seu melhor amigo e por que você o considera assim? / Qual seu gênero favorito de filmes?

Hábitos

O que você faz no final de semana? / Qual o seu hobby? / Você coleciona alguma coisa? / Com que frequência usa a internet? / O que faz em seu horário livre durante a semana? / Pratica algum esporte? Fale sobre isso.

Escola

Qual a matéria que gosta mais? / Em que matéria tem mais dificuldade? / Qual a menor nota que já tirou? Por que você acha que isto aconteceu? / Você já colou na prova? Conte como foi. / Você faz sua lição de casa em dia. Se não, por quê? / O que vai estudar quando terminar o segundo grau? / Que tipo de profissão vai escolher?

Outras sugestões

Você pode usar sua criatividade, e se for professor de idiomas essas perguntas podem estar no idioma ensinado. Também poderá usar essa brincadeira para uma revisão oral antes de uma prova de história, geografia, ciências, etc. Fica a cargo da sua imaginação adaptar essa atividade, e depois pode dividir conosco o resultado.


Dinâmicas de quebra gelo
Qualifique está postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *