Os Tipos de Dinâmicas

Os Tipos de Dinâmicas – Cada dinâmica deve ter um objetivo específico a ser alcançado. A obtenção deste objetivo está intrinsecamente ligada à escolha da dinâmica a ser aplicada.

Os Tipos de Dinâmicas

Veremos a seguir, de uma forma geral, alguns tipos de dinâmicas e os objetivos a que se propõem. 

Dinâmicas de socialização ou quebra gelo: são dinâmicas simples e superficiais que objetivam descontrair o grupo, diminuem a tensão e facilitam os primeiros contatos entre os participantes. É um recurso muito utilizado por romper a formalidade e promover a aproximação entre as pessoas despertando o interesse de uns pelos outros. 

Dinâmicas de apresentação: são dinâmicas que possibilitam aos participantes apresentarem-se, compartilhando com o grupo as primeiras informações a respeito de cada um de forma criativa e descontraída. Geralmente nessa dinâmica estimula-se que participante responda perguntas básicas ex.: Quem sou eu? Onde eu moro? Eu gosto de? Eu não gosto de? Meus sonhos são? Devem ser dinâmicas rápidas e de fácil execução. 

Dinâmicas de Integração: São dinâmicas que procuram oportunizar um maior contato interpessoal entre os participantes. Neste tipo de dinâmica é possível uma observação da atuação individual e grupal, pois estimula-se uma troca mais expressiva nos relacionamentos, um diálogo aprofundado que permitem cada membro expor ao grupo a visão que tem de si próprio. 

Dinâmicas para descontração e relaxamento: São dinâmicas que tem por objetivo soltar o corpo, movimentar-se, animar-se em relação à posição ou situação em que se encontra. É adequado em grupos que não há interação grupal ou está a um determinado período numa mesma posição ou atividade demonstrando desatenção ou cansaço. 

Dinâmicas de Expressão emocional: são dinâmicas apropriadas para expressar sentimentos e emoções e também proporciona uma visão de como os participantes se veem entre si. Neste tipo de dinâmica é comum surgirem fortes conteúdos emocionais que perpassam pela autoestima, preconceitos e valores pessoais, portanto, são dinâmicas que demandam uma grande habilidade do facilitador para serem conduzidas. 

Dinâmicas de Comunicação: São dinâmicas que visam ampliar a percepção para as diversas formas de comunicação e pretendem desenvolver habilidades de comunicação e desenvoltura na captação e repasse de informações. 

Dinâmicas de Trabalho em Grupo: são dinâmicas geralmente para resolver uma tarefa possibilitando simular um ambiente de trabalho em grupo. Neste tipo de dinâmica é possível observar o comportamento individual e do grupo na resolução de uma tarefa ou problema. De acordo com o tema da dinâmica é possível verificar características individuais como, por exemplo, a flexibilidade, forma de interação, respeito, cooperação, comunicação, a capacidade de persuasão, liderança e o consenso. Neste tipo de dinâmica o feedback é essencial para a mudança de comportamentos inadequados. 

Dinâmicas Didáticas: são dinâmicas que facilitam a escuta e a observação, muito utilizadas para passar um tema, ou revisar matérias já estudadas. Clarifica, esclarece dúvidas, proporciona reflexão e aprofundamento de conteúdos que tem por objetivo ser aprendido pelos componentes do grupo. É uma forma de socializar o conhecimento. 

Dinâmicas de união: são dinâmicas que propõem trabalho em equipe, trabalho sob pressão, resultados, consenso entre outros. Objetiva fortalecer o trabalho em equipe e ressaltar a importância de cada um dos membros. 

Dinâmicas de Liderança: são dinâmicas que proporcionam vivencias de situações em que são exercitadas as capacidades de liderança, flexibilidade, comunicação, gestão de conflitos. São dinâmicas especificas para treinar habilidades em liderança. 

Dinâmicas Coletivas: são dinâmicas para socialização e descontração de grandes grupos. São simples e divertidas, geralmente provocam muitos risos e gritarias. Devem ser bem planejadas, as instruções devem ser muito claras e o facilitador deve ter domínio na condução. 

Dinâmicas de resolução de problemas e tomada de decisão: são dinâmicas que oferecem uma situação problema e demanda que os participantes resolvam situações difíceis e inusitadas. Neste tipo de dinâmica é possível visualizar o comportamento individual no que se refere a liderança, persuasão, criatividade, tomada de decisão, alcance de resultados e a interação com os demais participantes. 

Os Tipos de Dinâmicas

Fique sempre por dentro das nossas postagens e se gostou da postagem “Os Tipos de Dinâmicas”, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais e também deixe um comentário aqui em nosso site com sua opinião e sugestões para outras postagens.

Curta e Compartilhe com seus amigos: @SÓ ESCOLA.