Dinâmicas de apresentação


O que são Dinâmicas de apresentação? são dinâmicas que possibilitam aos participantes apresentarem-se, compartilhando com o grupo as primeiras informações a respeito de cada um de forma criativa e descontraída. Geralmente nessa dinâmica estimula-se que participante responda perguntas básicas ex.:

Quem sou eu? Onde eu moro? Eu gosto de? Eu não gosto de? Meus sonhos são? Devem ser dinâmicas rápidas e de fácil execução. 

Dinâmicas de apresentação

Meu nome é…

Faça crachás com o nome das crianças e coloque no chão da sala, no meio de uma roda. Peça que cada uma identifique seu nome. Incentive o reconhecimento das letras iniciais, conte quantas letras compõem cada nome e faça com que elas percebam letras iguais em nomes diferentes. Quando todas já estiverem com crachá, comece um gostoso bate-papo sobre as preferências de cada um quanto a um tema predeterminado (como alimentos, brincadeiras, objetos ou lugares). Agrupe as crianças de acordo com as afinidades. Na etapa seguinte, peça aos alunos que desenhem aquilo de que gostam em uma folha e coloquem o nome. Quem não souber escrever sozinho pode copiar do crachá. Depois de prontos, os desenhos são mostrados aos colegas e, em seguida, expostos no mural. Com os alfabetizados, a dinâmica é a mesma, mas, além de desenhar, eles podem fazer uma lista de suas preferências.

Tudo sobre mim

Para realizar essa dinâmica de apresentação para o primeiro dia de aula o professor deve reunir todos os alunos ou participantes num circulo, o movimento de cadeiras e ajuste do circulo iniciará o entrosamento dos participantes.

Materiais: Uma folha contendo o formulário abaixo:a. O que eu mais gosto de fazer?
b. O que menos gosto de fazer?
c. Uma qualidade minha é:
d. Um defeito meu é:
e. Qual profissão desejo exercer:

Procedimento

  • Cada aluno ou participante receberá uma folha contendo o formulário.
  • Os alunos e participantes terão 15 minutos para responder.
  • Depois dos 15 minutos cada um se apresentará ao grupo, lendo o que escreveu.

Dicas

Promover um ambiente agradável e descontraído para que todos possam se apresentar.Observar se o participante tem um bom auto-conhecimento, como reage as respostas de seus colegas.


Dinâmicas para primeiro dia de aula – Quem sou eu?

Faça quadrados de cartolina com figuras das palavras que vai usar no jogo, coisas básicas e que tenham aprendido no ano anterior se for professor de inglês ou espanhol, ou qualquer objeto se for fazer o jogo em português. Deve fazer os quadrados de cartolina ou qualquer outro papel grosso no mesmo número de alunos 1, que você usará.

Coloque-os em círculo (de preferência), distribua os cartões para os alunos, pedindo que não mostrem ainda uns aos outros. Comece mostrando o seu e diga, em português, inglês ou espanhol, conforme o caso:

Dinâmicas

– Eu sou Fulano e sou um(a) – diga o nome da figura que está no seu cartão. Uma bola, por exemplo.

Aponte um aluno aleatoriamente, que dirá para você na língua do jogo:

– Você é Fulano e é uma bola, eu sou Beltrano e sou uma bicicleta.

Ele deve então apontar outro aluno, que olhará para você e dirá:

– (apontando o aluno anterior) Ele é Beltrano e é uma bicicleta, você é Fulano e é uma bola, eu sou Sicrano e sou um livro.

Cada aluno apontado deve dizer tudo que os outros disseram, apontando cada aluno e finalizando sempre com ‘você é Beltrano e é uma bola, eu sou …. e sou um(a) …

Você pode colocar figuras que vão ficar engraçadas ditas pelos alunos, e eles vão se divertir enquanto vão memorizando os nomes uns dos outros. Na verdade essa dinâmica é uma boa ajuda para que você também aprenda os nomes deles, o que é desejável em um professor, que no mínimo saiba o nome de seus alunos.

______________

Dinâmicas de apresentação

Antes de você sair, recomendo também outras sugestões maravilhosas de dinâmicas para primeiro dia de aula, confira:


Qualifique está postagem