Plano de Aula sobre a Proclamação da Republica

Selecionamos nesta postagem algumas sugestões e ideias para o seu Plano de Aula sobre a Proclamação da Republica e trabalhar com os alunos das series iniciais.

Dia da Proclamação da República do Brasil é comemorado anualmente dia 15 de novembro e é considerado um feriado nacional.

A Proclamação da República do Brasil foi realizada em 15 de novembro de 1889.

Veja também:

Plano de Aula sobre a Proclamação da Republica

O aluno poderá reconhecer os antecedentes  da proclamação da República, as campanhas e movimentos que, articulados, deram origem a mudança do espaço público no Brasil: do regime monárquico ao regime republicano. Poderá aprender também as formas de dar construir as idéias de república que estavam presentes nos momentos que antecederam a sua proclamação no país.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • A monarquia no Brasil as formas peculiares desse regime frente a organização das monarquias clássicas
  • A crise do regime monárquico no Brasil
Estratégias e recursos da aula

AULA 1:

O professor deve fazer uma breve introdução sobre a monarquia no Brasil: sua organização específica, seu desenvolvimento enquanto um regime e sua crise iniciada  na segunda metade do século XIX. O professor deve lembrar aos alunos  a importância da Guerra do Paraguai, da campanha abolicionista e do surgimento do movimento político republicano. Esses assuntos serão aprofundados nas atividades propostas a seguir.

Óleo sobre tela representando o o momento da proclamação da República no Rio de Janeiro

Marechal Deodoro da Fonseca, o proclamador da República no Brasil.

Imagem feminina consagrada como a alegoria da República

Primeira bandeira republicana adotada pelo Brasil após da Proclamação da República.

Plano de Aula sobre a Proclamação da Republica

Em seguida, o professor deve dividir a turma em sete grupos para pesquisar os temas propostos nos sites sugeridos. A pesquisa não deve se limitar à sugestão mas sim ser ampliada pelos próprios alunos.

Grupo 1: O conceito de república: o que é república

Grupo 2 : A ideia de republica no Brasil: quais as formas de república que eram debatidas no Brasil imperial

Grupo 3: A guerra do Paraguai e sua influência no ambiente republicano no país

 Grupo 4:  A campanha abolicionista e sua articulação com o ambiente republicano no país

Grupo 5: O movimento republicano: como se organizou, em torno de quais idéias

Grupo 6 A questão religiosa e a questão militar: como estas duas questões influenciaram na proclamação da República

Grupo 7: A proclamação da República: como se deu. com quais forças políticas, quais suas consequências e seu impacto

Durante a pesquisa os alunos deverão coletar dados e imagens para serem usados em atividade posterior. Deverão também compor um pequeno texto jornalístico relativo aos temas de cada grupo também a ser usado em atividade posterior

2ª AULA:

O professor deverá reunir a turma em um seminário orientado por ele para debater em conjunto as conclusões de cada grupo e tentar chegar à uma conclusão sobre a natureza e o caráter da proclamação da república no Brasil. Também deve ser um eixo da discussão as propostas de implantação da república no Brasil bem como o desempenho do Movimento Republicano para a proclamação da república. Os alunos deverão ser capazes de responder às questões colocadas pelos temas de cada grupo

 3ª AULA:

A partir do material iconográfico e documental produzido pela pesquisa e do material produzido em aulas anteriores, os alunos devem compor um jornal do dia da proclamação da república com notícias, imagens e análises do evento, a ser afixado em local apropriado da escola.Esse jornal pode ser montado em cartolina ou emformato de um blog. As opções para a apresentação do trbalho final dependerão das condições oferecidas pela escola. Cada grupo publicará resultados de suas pesquisas com imagens e o texto jornalístico

Avaliação

Os alunos serão avaliados na sua participação na pesquisa iconográfica e documental, na produção de textos para a atividade final: sua coerência e consistência bem como sua criatividade.

O trabalho final deverá ser também avaliado na sua apresentação, coerência e consistência. Deve também ser levado em conta, na avaliação, as análises produzidas  pelos alunos sobre os antecedentes, do movimento, sua natureza e seu caráter.


Plano de Aula sobre a Proclamação da Republica nas series iniciais

Fique sempre por dentro das nossas postagens e se gostou da postagem Plano de Aula sobre a Proclamação da Republica nas series iniciais”, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais e também deixe um comentário aqui em nosso site com sua opinião e sugestões para outras postagens.

Curta e Compartilhe com seus amigos: @SÓ ESCOLA.