13 Lembrancinhas Proclamação da Republica

Reunimos nesta postagem 13 Lembrancinhas Proclamação da Republica para trabalhar em sala de aula essa data comemorativa com os alunos das series iniciais.

Proclamação da República Brasileira aconteceu no dia 15 de novembro de 1889. Resultado de um levante político-militar que deu inicio à República Federativa Presidencialista. Fica marcada a figura de Marechal Deodoro da Fonseca como responsável pela efetiva proclamação e como primeiro Presidente da República brasileira em um governo provisório (1889-1891).

Marechal Deodoro da Fonseca foi herói na guerra do Paraguai (1864-1870), comandando um dos Batalhões de Brigada Expedicionária. Sempre contrário ao movimento republicano e defensor da Monarquia como deixa claro em cartas trocadas com seu sobrinho Clodoaldo da Fonseca em 1888 afirmando que apesar de todos os seus problemas a Monarquia continuava sendo o “único sustentáculo” do país, e a república sendo proclamada constituiria uma “verdadeira desgraça” por não estarem, os brasileiros, preparados para ela.

Por Valquiria Velasco Graduada em História (UVA-RJ, 2014)

13 Lembrancinhas Proclamação da Republica

13 Lembrancinhas Proclamação da Republica 13 Lembrancinhas Proclamação da Republica na escola

13 Lembrancinhas Proclamação da Republica na escola

Fique sempre por dentro das nossas postagens e se gostou da postagem 13 Lembrancinhas Proclamação da Republica na escola”, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais e também deixe um comentário aqui em nosso site com sua opinião e sugestões para outras postagens.

Curta e Compartilhe com seus amigos: @SÓ ESCOLA.