Não deixe seu bebê chorar na hora de dormir

Não deixe seu bebê chorar na hora de dormir – Seu bebê precisa de todo seu amor para dormir feliz.

Muitos pais ensinam seus bebês a adormecer deixando-os chorar até que adormeçam de exaustão. Na verdade, há pediatras que recomendam essa estratégia para temperar o caráter das crianças e ensiná-las a obedecer aos adultos.

O Método Ferber, por exemplo, criado por um neurologista e pediatra formado pela Universidade de Harvard, diz que deixar bebês chorar por cinco minutos os ajuda a se reconciliar antes de dormir e os ensina a dormir sozinhos. No entanto, deixar os bebês chorarem para que eles aprendam a dormir pode ser contraproducente.

Não deixe seu bebê chorar na hora de dormir

Como o choro afeta o desenvolvimento das crianças?

Um estudo realizado na Universidade Johns Hopkins, em conjunto com outras universidades, avaliou o nível de cortisol, o hormônio do estresse, em bebês e suas mães, que os deixavam chorar até adormecerem. Os resultados mostraram que durante o primeiro e o segundo dia de choro incontrolável, tanto os bebês quanto as mães registraram níveis elevados de cortisol.

No entanto, no terceiro dia, quando os bebês pararam de chorar, os níveis de cortisol nas mães diminuíram, pois não ouviam os filhos chorando. O engraçado é que, embora os bebês quase não chorassem, ainda tinham altos níveis de cortisol, ou seja, embora parecessem calmos em seus berços, na realidade ainda se sentiam muito estressados.

Outros estudos mostraram os efeitos negativos do estresse no desenvolvimento infantil. Verificou-se que quando os bebês estão muito estressados, os níveis de cortisol disparam e afetam a atividade dos neurônios. Como conseqüência, algumas funções do desenvolvimento neurológico da criança também poderiam ser afetadas.

Não deixe seu bebê chorar na hora de dormir
Não deixe seu bebê chorar na hora de dormir

De fato, pesquisas no campo da neurociência dizer que bebês deixando chorar até a exaustão supera-los não só pode provocar distúrbios do sono, mas também pode afetar sua capacidade de se relacionar com aqueles que os rodeiam e aumenta as chances de que sofrem sintomas ansiosos e depressivos no futuro.

Não devemos esquecer que o choro dos bebês é sua principal fonte de comunicação com os adultos, a maneira pela qual eles expressam seus sentimentos e necessidades. Portanto, quando os pais negligenciam o choro de seus filhos, eles dilaceram sua confiança e promovem uma visão hostil do mundo, bem como um profundo sentimento de impotência, medo e insegurança. Não devemos esquecer que o primeiro ano de vida é um período crítico para a formação da confiança e segurança da criança no mundo.

3 dicas para dormir seu bebê sem deixá-lo chorar

  1. Crie um ambiente seguro Um ambiente seguro não só ajudará seu bebê a reconciliar o sono mais rapidamente, mas também ajudará você a descansar melhor. Para conseguir isso, você pode implementar diferentes estratégias, como colocar sua cama contra a parede para que você se sinta mais calmo, deixe uma luz fraca acesa ou coloque uma música relaxante ao fundo.
  2. Alimente-o antes de ir para a cama. Uma das razões mais frequentes pelas quais os bebês não dormem é a fome. Portanto, antes de colocar seu bebê na cama, você deve certificar-se de que ele está satisfeito. Certifique-se de que também expele todos os gases, pois estes podem ser irritantes e impedem que você adormeça.
  3. Levá-lo em seus braços sempre que necessário. Não há lugar no mundo onde seu bebê se sente mais seguro do que em seus braços. Então, se você quiser reconciliar o sonho em breve, tome-o em seus braços e segure-o até que suas pálpebras comecem a se fechar. Coloque-o em seu berço e, se você acordar, não hesite em mimá-lo novamente.

Não deixe seu bebê chorar na hora de dormir

Fique sempre por dentro das nossas postagens e se gostou da postagem Não deixe seu bebê chorar na hora de dormir”, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais e também deixe um comentário aqui em nosso site com sua opinião e sugestões para outras postagens.

Curta e Compartilhe com seus amigos: @SÓ ESCOLA.