Decroly

Jean-Ovide Decroly – Médico belga, que trabalhou com crianças excepcionais, elaborou, em 1901, uma metodologia de ensino que propunha atividades didáticas baseadas na ideia de totalidade do funcionamento psicológico e no interesse da criança, adequadas ao sincretismo que ele julgava ser próprio do pensamento infantil.

Veja também:

Jean-Ovide Decroly (1871-1932)

Decroly defendia um ensino voltado para o intelecto. Nos centros de interesse, o trabalho se estruturaria segundo três eixos: observação, associação e expressão.

Ele é conhecido ainda por defender rigorosa observação dos alunos a fim de poder classificá-los e distribuí-los em turmas homogêneas. O nome da médica psiquiatra italiana Maria MONTESSORI (1879-1952) inclui-se também nas lista dos principais construtores de propostas sistematizadas para a educação infantil no século XX.

Destaques na Teoria de Jean-Ovide

  • A criança deve se educar não para o futuro, para a vida adulta, e sim para o presente;
  • O método de Centro de Interesse atendia as necessidades e interesses dos alunos;
  • Defendia que a sala de aula está em toda parte;
  • Sua vida foi dedicada ao trabalho com crianças retardadas e anormais;
  • Acreditava na liberdade, iniciativa e responsabilidade.

Decroly

Fique sempre por dentro das nossas postagens e se gostou da postagem “Jean-Ovide Decroly (1871-1932), não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais e também deixe um comentário aqui em nosso site com sua opinião e sugestões para outras postagens.

Curta e Compartilhe com seus amigos: @SÓ ESCOLA.