Comenius ou Comênio

Comenius ou Comênio – Educar crianças menores de 6 anos de diferentes condições sociais já era uma questão tratada por Comenius (Comênio) (1592-1670), educador e bispo protestante checo. Em seu livro “A escola da infância”, publicado em 1628, afirmava que o nível inicial de ensino era o “colo da mãe” e deveria ocorrer dentro dos lares. Em 1637 elaborou um plano de escola maternal em que recomendava o uso de materiais audiovisuais, como livros de imagens, para educar crianças pequenas.

Já em 1657 Comenius (Comênio) usou a imagem de “jardim-de-infância (onde “arvorezinhas plantadas”, seriam regadas) como o lugar da educação das crianças pequenas. Em oposição ao ideário da Reforma e da Contra – reforma religiosa então em curso na Europa, o filósofo e pensador Jean Jacques ROUSSEAU (1712-1778) criou uma proposta educacional em que combatia preconceitos, autoritarismos em todas as instituições sociais que violentassem a liberdade característica da natureza. Ele destacava o papel da mãe como educadora natural da criança em conjunto com olhares especiais sobre a educação familiar.


Comenius ou Comênio

Fique sempre por dentro das nossas postagens e se gostou da postagem “Comenius ou Comênio, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais e também deixe um comentário aqui em nosso site com sua opinião e sugestões para outras postagens.

Curta e Compartilhe com seus amigos: @SÓ ESCOLA.