Melhores esportes para o seu filho de acordo com a idade

Melhores esportes para o seu filho de acordo com a idade – O exercício físico é fundamental para as crianças.

É uma atividade perfeita para prevenir o excesso de peso e a obesidade, melhorando a coordenação, a resistência e as habilidades motoras. Também é ideal para liberar o excesso de tensão e ansiedade, de uma forma que ajude a regular as emoções e a melhorar o autocontrole. Somam-se a isso as vantagens para o desenvolvimento de habilidades sociais, uma vez que o exercício físico, especialmente o esporte coletivo, incentiva a socialização infantil e os ajuda a fazer novos amigos.

No entanto, todos os esportes não oferecem os mesmos benefícios em todas as idades, na verdade, em alguns casos, eles podem ser contraproducentes se começarem a ser jogados antes do tempo. Isso ocorre porque certos esportes exigem uma série de habilidades e habilidades específicas que se desenvolvem à medida que as crianças crescem. Portanto, é importante que você saiba que esportes seu filho pode praticar de acordo com sua idade.

Melhores esportes para o seu filho de acordo com a idade

0 a 2 anos

Desde que a criança é pequena, você pode praticar esportes, você só tem que ter certeza de que eles são leves, exercícios simples que não exigem grandes habilidades. De fato, a prática de exercícios físicos desde os primeiros meses de vida pode ajudar o bebê a desenvolver suas habilidades motoras finas e grossas e ganhar estabilidade.

Um esporte ideal para essa etapa é a natação, embora não como a conhecemos, já que a natação nessas idades se concentra em familiarizar as crianças com o ambiente aquático, mantendo-as à tona e mantendo a respiração baixa. a água. Praticar yoga com a mãe também pode ajudar a criança a desenvolver sua elasticidade e ganhar força muscular.

Melhores esportes para o seu filho de acordo com a idade
Melhores esportes para o seu filho de acordo com a idade

3 a 5 anos

Crianças entre 3 e 5 anos ainda não possuem as habilidades necessárias para se apresentar em um esporte complexo. De fato, especialistas da Mayo Clinic consideram que a prática de exercícios físicos nessas idades não tem repercussões a longo prazo em termos de desempenho esportivo.

No entanto, familiarizar as crianças com certos esportes pode ser benéfico para o seu desenvolvimento físico e psicológico. Algumas das atividades físicas recomendadas nessas idades são natação, ginástica, preferencialmente acompanhadas de música, esqui, ciclismo e yôga infantil . Artes marciais como judô, karatê ou taekwondo também são benéficas porque estimulam velocidade, força, reflexos e coordenação de movimentos.

6 a 9 anos

À medida que as crianças crescem, sua capacidade de concentração, a coordenação mão-olho e as habilidades motoras melhoram. Isso permite que você comece a praticar esportes mais complexos que exigem uma melhor preparação física e mental, como escalada, ginástica rítmica, tênis e outros esportes de pá ou raquete.

Eles também estão preparados para ingressar em esportes coletivos, como futebol , rugby, vôlei, basquete , hóquei e handebol, enquanto ao mesmo tempo podem começar a praticar esportes que exigem o uso de técnicas mais complexas, como exemplo, surf, esgrima e passeios a cavalo .

10 a 12 anos

Entre 10 e 12 anos, as habilidades motoras das crianças se consolidam, ao mesmo tempo em que têm maior capacidade de atenção e um raciocínio lógico mais desenvolvido, o que lhes permite ingressar em esportes que exigem maior preparo físico e rápida capacidade de reação como canoagem, kitesurf, canoagem, canyoning e montanhismo. Nessas idades, eles também estão preparados para praticar tiro esportivo e tiro com arco, atletismo, ciclismo e mountain bike, espeleologia e rapel.


Melhores esportes para o seu filho de acordo com a idade

Fique sempre por dentro das nossas postagens e se gostou da postagem “Melhores esportes para o seu filho de acordo com a idade, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais e também deixe um comentário aqui em nosso site com sua opinião e sugestões para outras postagens.

Curta e Compartilhe com seus amigos: @SÓ ESCOLA.