Pedagogia Pikler

Como Montessori,  a “Pedagogia Pikler – Pikleriana ou Loczy” busca a autonomia da criança; mas baseia-se, sobretudo no movimento para alcançar essa autonomia e desenvolvimento. É um método muito usado no estágio de bebês que ainda não andam.

Pedagogia Pikler Loczy

As salas de aula da Pikler estão cheias de gavetas, pequenas escadas, plataformas, pequenos móveis e objetos que permitem que os bebês se movam sozinhos e desenvolvam suas habilidades motoras.

É muito importante que a criança esteja sempre deitada no chão, olhando para cima . Redes e almofadas são proibidas, para incentivar a livre circulação da criança. Pikler estava convencido de que o desenvolvimento motor é espontâneo; e assegurou que, se determinadas condições forem fornecidas, as crianças chegarão sozinhas a um desenvolvimento motor adequado .

O adulto não “ensina” movimentos ou ajuda a realizá-los, e os filhos se movimentam e se desenvolvem governados por sua própria iniciativa.

O professor observa e incentiva o aluno a avançar, mas sempre com a paciência, a calma e o ritmo de cada aluno. Não intervém nos movimentos do aluno para que seja, na hora, quem dá o passo (metaforicamente falando, uma conquista também pode estar em pé).

Pedagogia Pikler
Pedagogia Pikler

O aluno investiga e experimenta por conta própria. Espera-se que os alunos sejam livres, ativos e tenham uma atitude positiva e autônoma em relação às suas realizações e fracassos.

Veja também:


Pedagogia Pikler – Pikleriana ou Loczy

Fique sempre por dentro das nossas postagens e se gostou da postagem “Pedagogia Pikler – Pikleriana ou Loczy“, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais e também deixe um comentário aqui em nosso site com sua opinião e sugestões para outras postagens.

Curta e Compartilhe com seus amigos: @SÓ ESCOLA.