A pedagogia Waldorf

A pedagogia Waldorf é bem diferente de Montessori. Waldorf é baseado no jogo, o aprender brincando. Em todos os momentos e desenvolvendo a imaginação.

A pedagogia Waldorf

A brincadeira livre e simbólica é o centro da educação da criança, especialmente até os 7 anos de idade. Em Waldorf você encontrará escolas cheias de cores, jardins nos quais os estudantes cuidam e quartos, ambientes muito parecidos com os que temos em casa (com cozinhas, sofás …). É um jogo “Waldorf”, por exemplo, o arco-íris que se tornou tão moderno ou os mini-mundos (aquelas figuras para construir histórias).

Os estudantes Waldorf terão trabalhado mais em empatia, criatividade ou vitalidade . Ao contrário de Montessori, eles não aprendem a ler ou escrever até os sete anos de idade; até então, eles são principalmente dedicados às artes plásticas, movimento e música . Além disso, trabalhos de grupo são realizados, uma vez que os “projetos” trabalhados são escolhidos livremente, dependendo do interesse de todo o grupo.

A pedagogia Waldorf
A pedagogia Waldorf

Apesar de estar integrado em grupos, cada aluno aprende o conhecimento quando está pronto para isso.

O professor é responsável por observar todos os alunos e ver as qualidades de cada um deles para aprender o que você precisa no momento certo. Na pedagogia Waldorf todas as telas, computadores, televisões são proibidas e recomenda-se que em casa também.

Para resumir, se o Montessori é mais científico, o Waldorf é mais criativo.

Para dar um exemplo, a pergunta “o que é a chuva?” Talvez um Montessori criasse algo para simular as nuvens e fazer chover, enquanto um Waldorf começaria a explicar uma história ou desenhá-la.


A pedagogia Waldorf

Fique sempre por dentro das nossas postagens e se gostou da postagem “A pedagogia Waldorf“, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais e também deixe um comentário aqui em nosso site com sua opinião e sugestões para outras postagens.

Curta e Compartilhe com seus amigos: @SÓ ESCOLA.