Atividades para Alfabetização para imprimir

Selecionamos nesta postagem diversas sugestões de Atividades para Alfabetização para imprimir e aplicar em alunos das series iniciais.

A leitura e a escrita exercem influência para uma formação crítica do educando, além de possibilitar uma participação democrática na sociedade, alfabetizar é muito importante mas nem sempre é fácil, para auxiliar o seu trabalho selecionamos várias sugestões de atividades de alfabetização educativas para imprimir.

O termo alfabetização faz referência ao processo mediante o qual uma pessoa pode aprender a ler e a escrever, duas atividades ou funções que lhe permitirão se comunicar com o resto dos seres humanos a um nível mais profundo e abstrato.

A alfabetização é muito importante para que uma pessoa possa desenvolver ao máximo suas capacidades e isto não quer dizer que uma pessoa analfabeta não possa levar adiante sua vida, sim é verdade que lhe custará bem mais conseguir um bom trabalho mas principalmente poder se comunicar com outros já que não saberá ler nem expressar por escrito suas ideias.

Recomendo também: 

Dicas para ajudar na alfabetização das crianças:

Atividades para Alfabetização para imprimir
Dicas para ajudar na alfabetização das crianças

Adote essas dicas para que as crianças não só identifiquem as letras e palavras, mas também tenham consciência da importância da leitura para suas vidas:

  1. Manuseie junto ao seu filho calendários, listas telefônicas, receitas, rótulos, embalagens, remédios para que assim a criança possa entender a importância da escrita e da leitura mostrando que podemos solucionar problemas e resolver questões cotidianas a partir da leitura do mundo.
  2. Deixar o ambiente do lar mais alfabetizador, deixando bilhetes espalhados pela casa, utilizando na geladeira imãs com letras, e, ao iniciar um novo jogo convidar seu filho pra ler as regras juntos, entre outras experiências cotidianas.
  3. Estimular a leitura gestáltica – a leitura começa pela leitura da palavra como uma imagem, como um todo, pelas cores, tipo de letra, etc. As crianças fazem este tipo de leitura quando reconhecem o Mc Donald’s, a Coca Cola, etc. Estimular a leitura gestáltica favorece o contato com a língua escrita. Isto pode ser feito no supermercado, em casa, na rua, nos outdoors, etc, como uma brincadeira lendo para ela os nomes e pedindo que ela “leia” também. Muitas vezes esta “leitura” se dará pelo uso do produto ou por uma “adivinhação”.
  4. Preparar receitas com a ajuda do nosso pequeno leitor.
  5. Produzir convites de aniversário junto a criança.
  6. Deixar que os pequenos ajudem na lista de compras.
  7. Ler histórias, revistas e jornais juntos.

Atividades para Alfabetização para imprimir

Salada de letras: Descubra as palavras e escreva-as os quadros:

Atividades de Alfabetização Educativas para imprimir gratuitamente.

Escreva o alfabeto de acordo com a primeira letra de cada desenho.

Atividades de Alfabetização Educativas para imprimir gratuitamente.

Ditado Recortado:

Vogais juntinha formam palavrinhas!

Enfatize a aglutinação por meio de histórias ou frases.

Atividades de Alfabetização Educativas para imprimir gratuitamente.

Atividades para Alfabetização para imprimir

Para ter acesso completo a todas as Atividades para Alfabetização, confira o link a seguir: