Maneiras divertidas de expressar emoções com as crianças

Maneiras divertidas de expressar emoções com as crianças: Entender e expressar emoções não é uma tarefa simples, tanto que existem adultos que não sabem como fazê-lo corretamente. As emoções que sentimos podem determinar o tipo de comportamento de adultos e crianças.

As crianças pequenas não têm habilidades de comunicação ou linguagem suficientes para serem capazes de dizer o que sentem, de modo que seus sentimentos se manifestam através do comportamento. Uma criança que se sinta zangada pode ter um comportamento rebelde ou, se se sentir triste, pode chorar continuamente. Em contraste, uma criança feliz e contente sorria com frequência e obedeceria a seus pais. As crianças que sabem que existem muitas emoções diferentes e que foram ensinadas a nomeá-las e compreendê-las terão maior capacidade de controlar essas emoções.

Maneiras divertidas de expressar emoções com as crianças: Ajude as crianças a mostrar suas emoções

É muito importante que você ensine as crianças a mostrar suas emoções e, para conseguir isso, você terá que encontrar uma maneira de entender as diferentes emoções que existem e que elas podem experimentar diariamente.

As primeiras quatro emoções que as crianças devem conhecer são através dos rostos: feliz, triste, zangado e atusada. Quando você lê uma história à noite, pode apontar as emoções que os personagens estão experimentando. Assim, seu filho começará a se familiarizar com essas emoções, destacar outras, etc.

Emoções também podem ser trabalhadas através de jogos. As crianças adoram fantasiar e fingir através do jogo simbólico. Por esta razão, deixe seu filho fingir ser um animal triste ou assustado, observe a expressão em seu rosto enquanto interpreta as emoções.

Maneiras divertidas de expressar emoções com as crianças
Maneiras divertidas de expressar emoções com as crianças

Emoções negativas que seu filho pode sentir como confusão, medo, raiva, decepção ou desapontamento, etc. São emoções necessárias para você entender que algo está acontecendo com você e que você deve reagir para ser melhor. Todas as emoções são normais para experimentar. Mas quando você começa a se comportar mal ou a internalizar esses ressentimentos, é importante ajudá-lo a liberar essas emoções de uma forma lúdica.

Maneiras divertidas de expressar emoções com as crianças: Inteligência Emocional em crianças

O QI nas crianças é tão importante quanto sua inteligência emocional. Para que seu filho melhore sua inteligência emocional, é importante fazê-lo de maneira lúdica. Se você quer melhorar seu IE, então não perca essas atividades relacionadas ao seu filho, assim você aprenderá a liberar a energia negativa ou sentimentos que causam desconforto.

  • Nós damos golpes. Tenha uma almofada entre as mãos e permita que seu filho o atinja com os punhos para liberar a raiva ou a raiva.
  • Lançamento de bolas de plasticina. Este jogo é para ver quem joga a bola de plástico ainda mais. Para a criança pequena, deixe-a apertar a plasticina com força. Enquanto aperta os dedos com a massa, reflita o que você pode estar sentindo, por exemplo: “aperte com força se ficar com raiva porque alguém pega seu brinquedo”.
  • Balões de água Jogue balões de água contra a parede e diga o que sente quando o faz.
  • Chutando latas vazias. Coloque latas vazias no jardim e dê-lhes chutes fortes, o som também será muito emocionante!
  • Bolhas de sopro. Quando uma criança tem menos de 4 anos, soprar bolhas é uma boa estratégia para controlar sua irritação ou desconforto. Se ele soprar forte, nenhuma bolha sairá, então você deve aprender a soprar suavemente para obter um monte de bolhas de sabão. É também uma forma de autocontrole emocional.
  • Gritar Gritar também é uma atividade que ajuda as emoções negativas a desaparecerem. Mas não grite contra alguém, é melhor fazê-lo em um lugar neutro como o banheiro enquanto tomamos banho ou em algum lugar onde ninguém nos escuta, mas podemos desabafar.