Apostila de Atividades de Alfabetização

Selecionamos nesta postagem uma excelente Apostila de Atividades de Alfabetização, prontas para imprimir e aplicar em alunos das series iniciais.

Apostila de Atividades de Alfabetização

O processo de alfabetização inicia antes da entrada da criança na escola; é natural, espontânea, e acontece pelo contato com as coisas que há no meio em que a criança vive. Por isso, é comum que a criança inicie sua aprendizagem do sistema de escrita nos mais variados contextos.

A escrita faz parte do mundo da criança, ela trabalha cognitivamente desde muito cedo utilizando informações das mais variadas procedências: embalagens, cartazes de rua, TV, peças de vestuário, livros, revistas, seu próprio nome. Portanto, não faz sentido deixar a criança à margem da língua escrita.

Veja ainda:

A produção deste material tem como objetivo fornecer suportes e sugestões aos professores de alfabetização que trabalham com alunos não alfabetizados e/ou com dificuldades no processo de construção da leitura e escrita. A ideia é apoiar e fortalecer o trabalho das Unidades de Ensino, de modo que contribua diretamente com a qualidade do ensino, alcançando assim resultados significativos no processo de alfabetização dos nossos alunos.

Apostila de Atividades de Alfabetização

Este material é composto por textos sobre o processo de alfabetização e letramento, concepções acerca da leitura e escrita, compreensão do sistema de escrita e a função social, os níveis da escrita, atividades iniciais de alfabetização, sugestões de atividades práticas de leitura, além de sugestões de atividades de alfabetização.

Apostila de Atividades de Alfabetização em PDF

Para ter acesso ao material completo, confira o link a seguir: