Alfabetização, Alfabetizar, Crianças, Dicas, Dicas para Educadores, Pais e Filhos

Dicas para ajudar na alfabetização das crianças


Dicas para ajudar na alfabetização das crianças: Promover a alfabetização para melhorar a aprendizagem das crianças.

A alfabetização é a base do aprendizado de seu filho. As crianças aprendem a ler e escrever e farão isso sem problemas, se souberem usar a linguagem com confiança . Isso incluirá aprender a falar, ler e escrever. A alfabetização das crianças começa nos anos pré-escolares e é construída ao longo dos anos escolares na escola primária. Os pais são os professores mais influentes das crianças e é por isso que é necessário incentivá-los a gostar de falar e ouvir, bem como ler e escrever. Você quer saber algumas estratégias para melhorar a alfabetização em crianças?

Dicas para ajudar na alfabetização das crianças: Melhorando a comunicação

Uma maneira de ajudar seu filho na alfabetização é trabalhar com ele, é tão simples quanto melhorar a fala e a audição . Desenvolver boas habilidades de comunicação é essencial para poder melhorar a alfabetização, é uma base essencial. Algumas sugestões para melhorar a comunicação:

  • Converse com seus filhos, seja um bom exemplo de ouvir e falar em turnos.
  • Ouça as histórias que seu filho tem para lhe contar sem interromper, sem corrigir e sem julgar.
  • Inclua seu filho em conversas familiares e na tomada de decisões, como o que fazer no fim de semana com a família.
  • Exponha seu filho a diferentes estilos musicais para assistir a filmes de acordo com a idade ou com os teatros infantis.

Dicas para ajudar na alfabetização das crianças: Através da leitura

Para ajudar seu filho a melhorar a alfabetização através da melhoria das habilidades de leitura, você pode fazê-lo de várias maneiras. A leitura e reconhecimento de fonemas e letras é fundamental. Algumas sugestões que você pode levar em conta são:

  • Permita que seu filho veja você lendo o máximo possível, como jornais, livros e revistas.
  • Incentive a leitura em seu filho lendo histórias ou lendo com eles. Você também pode motivá-lo lendo dicionários, livros de culinária ou revistas sobre tópicos que lhe interessam.
  • Jogue jogos que tenham a ver com ler e escrever palavras.
  • Ter livros de leitura adequados à idade do seu filho e tê-los em um canto de leitura para incentivá-los a gastar tempo nele.
  • Deixe a criança escolher as histórias ou livros que mais lhe interessem, isso é necessário para instilar um bom hábito de leitura.
Dicas para ajudar na alfabetização das crianças
Dicas para ajudar na alfabetização das crianças

Dicas para ajudar na alfabetização das crianças: Através da escrita

As habilidades de escrita são essenciais para o desenvolvimento adequado do seu filho e, juntamente com a leitura, devem ser levadas em consideração em todos os momentos. Você pode ajudar seu filho a desenvolver habilidades de escrita das seguintes maneiras:

  • Seja um bom exemplo e ver que seu filho vê-lo escrever regularmente no papel. Você pode ver como escrever cartas para sua família, seu parceiro, listas de compras, na agenda, preenchendo formulários … permite-lhe ver a importância das cartas!
  • Certifique-se de que seu filho tenha muitos materiais de escrita, como lápis, cores e papéis, para que ele possa escrever ou desenhar. É importante que você crie um lugar especial para poder escrever ou desenhar tudo o que precisa a cada dia.
  • Quando eles tiverem a idade certa, eles podem ser encorajados a escrever um diário para que possam escrever suas atividades, pensamentos ou o que quiserem escrever.

Há pesquisas que mostram que os primeiros 5 anos são os mais importantes para estabelecer as bases da alfabetização, mas até os 7 anos de idade há tempo para o seu desenvolvimento. Ele é necessário para os pais a assumirem um papel ativo na aprendizagem de alfabetização das crianças, mas o mesmo tempo, devemos respeitar o seu ritmo e não forçar -los a fazer o que eles não querem.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secured By miniOrange