Consequências de ter pais muito rigorosos

Consequências de ter pais muito rigorosos: Crianças obedientes de pais rigorosos geralmente têm sérios problemas emocionais.

A maioria das pessoas pensa que o parentalidade rigorosa com pais autoritários e rigorosa disciplina fará com que as crianças sejam mais educadas e tenham um bom comportamento . Do ponto de vista externo, é possível que crianças de famílias com educação autoritária parecem mais educadas, obedientes e fáceis de lidar com crianças, parece que são crianças que se adaptam e fazem o que lhes é dito. Há muitos pais que vêem nesta obediência instantânea uma boa virtude.

Parece que as crianças que obedecem graças a uma educação autoritária e rigorosa tornam a vida muito mais fácil para eles. Mas a realidade é que a disciplina autoritária e os pais muito rigorosos têm um alto preço que terá que ser pago no longo prazo.

Consequências de ter pais muito rigorosos: O que exatamente acontece

Se por um momento, somos capazes de ver além do comportamento externo e colocar nosso foco no que está acontecendo dentro das crianças, podemos ver que o estilo de educação autoritária pode ter sérias conseqüências existenciais e psicológicas para as crianças. filhos. Há pesquisas que mostram que as crianças que crescem em famílias autoritárias são mais propensas a sofrer de baixa auto-estima e insegurança.

Desta forma, embora pareça que o comportamento de curto prazo da criança obedece sem mais precisão, a realidade é que não é compensada pelo prejuízo psicológico que está sendo feito no longo prazo e que vai precisar de muita orientação profissional para poder reverter aquelas conseqüências negativas para sua saúde emocional.

Consequências em crianças de ter pais muito rigorosos

Sentimentos de inferioridade

Os sentimentos de inferioridade são devidos ao sentimento de que eles não estão sendo respeitados, ouvidos, avaliados ou entendidos pelos pais. Constantemente ignorar o que as crianças sentem, causará sérios problemas emocionais. As crianças sentem que não são dignas de ter sua própria voz na vida, que sua opinião não conta, que não são de valor nenhum.

Consequências de ter pais muito rigorosos
Consequências de ter pais muito rigorosos

Baixa auto-estima

A baixa auto-estima torna-se iminente porque as crianças aprendem que elas só são mostradas carinho quando têm bom comportamento. Eles pensam que só receberão o amor de seus pais quando obedecerem porque, de outra forma, serão punidos. Desta forma, as crianças não se sentem aceitas pelo que são, apenas pelo que fazem, então pensam que não vale a pena ser elas próprias.

Eles se tornam perseguidores ou vítimas

Quando os pais são baseados no medo, as crianças aprendem o que vivem e modelam. Se as crianças vivem com medo, aprenderão a ser vítimas ou perseguidores. Se você gritar, seus filhos vão gritar, se você exercer força … eles também.

Tendência à raiva e à depressão

Crianças que têm pais muito rigorosos, fazem com que eles sintam que há uma parte deles que não é aceitável e que seus pais não estarão ao seu lado para ajudá-los a aprender ou a lidar com os sentimentos difíceis que os levam a agir em um de maneira ou de outra. Eles sentem que estão sozinhos e que só eles podem resolver seus sentimentos complicados, sem a ajuda de ninguém além de si mesmos.

Consequências de ter pais muito rigorosos: Outras consequências

Mas, além do que é mencionado acima, também há outras conseqüências que não devem ser esquecidas:

  • Eles pensam que o poder sempre está certo
  • Na adolescência são mostrados rebeldes
  • Eles não confiam nas pessoas
  • Têm dificuldades em estabelecer laços emocionais com outros
  • Eles podem ter mais problemas porque não têm responsabilidade interna e autodisciplina
  • A relação entre pais e filhos será gravemente danificada

É necessário que os pais percebam que a educação autorizada e rigorosa, embora pareça ser uma boa decisão no curto prazo, a longo prazo, além de causar problemas, as crianças terão sérios problemas emocionais.