Por que os jogos são importantes na Educação Infantil

Por que os jogos são importantes na Educação Infantil? Na sociedade em que estamos, parece que o jogo em crianças pequenas é deixado de lado para avançar para fazer outras coisas mais estruturadas como deveres ou atividades preparadas e controladas. As crianças  precisam de tempo livre e jogar livre para poderem ser crianças e também, para se desenvolver de forma saudável e feliz. Apenas algumas décadas atrás, o jogo era totalmente diferente do que é hoje.

As crianças passaram seus dias brincando ao sol, jogando no quintal das casas e gostando de andar de bicicleta no bairro. Eles tinham muita criatividade e o tédio não era parte deles porque sempre havia uma nova maneira de se divertir com os amigos. Mas o mundo mudou e as ruas já não são tão seguras para eles quanto para as crianças de 5 ou 6 décadas atrás.

Além disso, hoje as famílias estão ocupadas, os pais trabalham horas longas … mas há algo que não mudou em todo esse tipo: a importância do jogo para um bom desenvolvimento em crianças. O jogo está no auge de uma boa educação, do amor e mesmo da importância do sonho … é essencial para as crianças! Mas por que é tão importante?

Por que os jogos são importantes na Educação Infantil: Sua criatividade é aprimorada

O jogo tornará as crianças emocionalmente mais expressivas, terão mais energia, aprenderão a se comunicar melhor e terão mais vocabulário. O jogo permite que eles cuidem do seu senso de humor , aprimorem sua imaginação, sentem paixão pelo que fazem, sejam perspicazes e possam se conectar com o mundo que os rodeia de maneira muito mais profunda. O jogo ajuda as crianças a aumentar sua criatividade para poder inventar histórias e mudar a perspectiva da realidade.

Por que os jogos são importantes na Educação Infantil
Por que os jogos são importantes na Educação Infantil

Seu intelecto é fortalecido

As crianças que brincam livremente e interagem mais com outras crianças podem melhorar sua função cognitiva. Seu cérebro fica mais forte e você desenvolve melhor atenção e memória. Crianças que praticam fisicamente e também capacitam seu intelecto.

Eles desenvolvem suas habilidades sociais

Através do jogo, as crianças aprendem a se dar bem com as pessoas e enfrentar alguns desafios sociais. Toda oportunidade de jogar com outras crianças é um curso rápido sobre como as interações sociais funcionam. As crianças podem começar a entender o comportamento das pessoas e também sabem que às vezes as regras nem sempre são justas para todos.

Além disso, as crianças também aprenderão que devem encontrar uma maneira de satisfazer suas próprias necessidades e desejos sem ter que pisar as necessidades e desejos dos outros. Isso é feito através do compromisso e da negociação , eles encontrarão seus próprios limites, eles saberão o que os faz sentir bem e o que eles não fazem. A assertividade é uma necessidade nas relações interpessoais e, ocasionalmente, haverá a possibilidade de distanciar-se dos outros.

Eles vão entender e controlar seus próprios sentimentos

No jogo, as coisas nem sempre são como planejado e isso pode fazer com que as crianças tenham uma montanha-russa de sentimentos que são difíceis de controlar. Em muitas ocasiões, quando as crianças brincam, não há adultos em torno de uma decisão correta e as crianças devem aprender a medir suas próprias respostas emocionais para lidar com fatos que não aceitam ou com qualquer outro tipo de conflito. Haverá momentos que devem deixar alguns sentimentos fora do jogo, aplicando autocontrole, negociação, empatia e também aprender a obter ajuda sempre que precisarem.

E o melhor de tudo é que as crianças aprenderão a resolver seus próprios problemas através do jogo, eles podem ser eles mesmos e eles saberão que eles têm o poder de suas vidas e seus sentimentos. Eles podem perceber sua ingenuidade, sua criatividade e a capacidade de organizar seu meio ambiente para atender suas próprias necessidades … algo essencial para um bom desenvolvimento e crescimento pessoal!