Aprender brincando na Educação Infantil

Aprender brincando na Educação Infantil: A prática pedagógica na educação infantil deve ser baseada na brincadeira, possibilitando que as crianças sejam o ponto de partida do processo ensino-aprendizagem, assumindo o papel de protagonista na construção do seu conhecimento.

Veja ainda: Brincando e Aprendendo com o Alfabeto

Aprender brincando na Educação Infantil

Brincar é uma ação livre e espontânea da criança, que surge a qualquer hora. Muito além de um tempo livre e atividades sem planejamento, a brincadeira ensina regras, linguagens, desenvolve habilidades e introduz a criança no mundo imaginário.

A brincadeira pode ser um espaço privilegiado de interação e confronto de diferentes crianças com diferentes pontos de vista. Nessa experiência elas tentam resolver a contradição da liberdade de brincar no nível simbólico em contraposição às regras por elas estabelecidas, assim como o limite da realidade ou das regras dos próprios jogos aos desejos colocados. Na vivência desses conflitos, as crianças podem enriquecer a relação com seus colegas, compreendendo e agindo na realidade de forma ativa e construtiva (Wajskop, 2007, p. 33).

Experientes em brincar e aprendentes em outros diversos aspectos da formação integral, a prática baseada na brincadeira possibilita que os alunos, mesmo pequenos, já se sintam integrados e participantes do processo.

O professor deve ser o mediador deste processo, criando condições de aprendizagem, por meio de uma rotina clara, divertida e lúdica, possibilitando que os alunos naturalmente se sintam agentes da aprendizagem, fato que facilita o processo em sala de aula.

A aprendizagem baseada na brincadeira é importante porque dá a criança o poder de tomar decisões, expressar sentimentos e valores, conhecer a si, aos outros e o mundo, de repetir ações prazerosas, de partilhar, expressar sua individualidade e identidade por meio de diferentes linguagens, de usar o corpo, os sentidos, os movimentos, de solucionar problemas e criar situações próprias por meio de jogos simbólicos e do faz de conta.


Aprender brincando na Educação Infantil

Postagem retirada do blog “Educação Sem Segredos” – www.educacaosemsegredos.com.br

Se gostou da postagem, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais e também deixe um comentário aqui em nosso site com sua opinião e sugestões para outras postagens.

Curta e Compartilhe com seus amigos: @SÓ ESCOLA