Vantagens e Desvantagens do Método Montessori

Vantagens e Desvantagens do Método Montessori: Conheça os dois lados da metodologia de Maria Montessori.

Mais e mais pais e professores optam pelo método Montessori para educar crianças. É um sistema educacional criado pelo pedagogo italiano Maria Montessori que se concentra no respeito pelos direitos das crianças, pela capacidade de aprender de forma autônoma e pela necessidade de carinho e carinho.

Esta metodologia propõe que a criança tenha um papel ativo em sua aprendizagem, enquanto os adultos se tornam conselheiros, com a missão de garantir um ambiente adequado em que o amor, a compreensão e a confiança prevalecem.

Bem aplicado, a metodologia Montessori é muito eficaz porque favorece o desenvolvimento das funções cognitivas da criança, especialmente sua criatividade, ao mesmo tempo em que aumenta as habilidades sociais e promove a autonomia. No entanto, como o resto dos métodos educacionais, esta metodologia também possui algumas desvantagens.

Veja Também: A tabela Montessori.

Vantagens e Desvantagens do Método Montessori – Vantagens:

Quais os benefícios oferecidos pela metodologia Montessori?

Concentra-se no papel ativo da criança em sua aprendizagem

A metodologia Montessori enfatiza o papel ativo da criança em sua aprendizagem, demodo que as atividades educacionais se adaptem ao ritmo de desenvolvimento de cada criança. De fato, seus métodos são projetados para estimular a criatividade e o pensamento infantil, incentivando os pequenos a descobrir de maneira autônoma o meio ambiente e a assimilar o conhecimento por si mesmos.

Incentivar a aprendizagem personalizada

As atividades Montessori são projetadas para que cada criança as execute individualmente seguindo seu ritmo de aprendizagem. É por isso que essas tarefas geralmente não têm instruções, pedidos ou etapas precisas, mas são projetadas para que as crianças possam se auto-corrigir ao executá-las, sem a necessidade de um adulto intervir. Na verdade, as crianças também têm total liberdade para escolher as tarefas que preferem realizar de acordo com suas preferências e habilidades.

Favorece o desenvolvimento espontâneo das funções cognitivas

Ao contrário das metodologias educacionais mais tradicionais, o método Montessori estimula o desenvolvimento quase ilimitado das habilidades cognitivas da criança. Na prática, as crianças podem aprender tudo o que são capazes de se equiparar, pois são eles que gerenciam a aprendizagem da mídia educacional que os adultos oferecem. Não tendo padrões a seguir, as crianças podem desencadear sua criatividade, imaginação, memória, atenção e pensamento.

Vantagens e Desvantagens do Método Montessori

Vantagens e Desvantagens do Método Montessori – Desvantagens:

Quais são as desvantagens da aplicação da metodologia Montessori?

Misapplied, pode levar a um comportamento disruptivo

Uma das chaves mais importantes do método Montessori é estimular a liberdade das crianças, promover a confiança, a responsabilidade e o respeito mútuo. No entanto, se os adultos darem muita liberdade às crianças e não sabem como estabelecer limites claros, é provável que apareçam comportamentos disruptivos e rebeldes.

Certas aprendizagens podem ser negligenciadas

Ao contrário da educação tradicional, as crianças que aprendem a usar o método Montessori têm total liberdade para gerenciar sua aprendizagem. É verdade que dar às crianças as rédeas de sua aprendizagem estimula sua motivação para aprender, mas também envolve o risco de ignorar certos conhecimentos que a criança não se importa.

O desenvolvimento da criança pode ser adiado

A metodologia Montessori enfatiza o desenvolvimento personalizado de cada criança, atendendo ao seu próprio ritmo de aprendizagem, de forma a evitar a concorrência entre pares. Embora este princípio impede a criança de se sentir muito pressionada enquanto aprende, ela também pode limitar seu desenvolvimento, uma vez que a criança pode não ter desafios que os motivem a superar e alcançar o mesmo nível de desenvolvimento que seus colegas alcançaram.

Existem algumas possíveis contradições

Além disso, quando a criança acessa atividades sociais onde as atividades que seguem este tipo de pedagogia alternativa não são realizadas, ele ou ela pode se sentir irritado porque em nossa sociedade prevalecem as regras que devem ser seguidas para o bom funcionamento do sistema.

Finalmente, esta pedagogia está comprometida com a total liberdade da criança e que é ele quem segue seu próprio aprendizado sem que o adulto interfira no processo, mas a realidade é que, contrariamente ao que eles dizem, é o adulto que lidera e guia a criança em qualquer momento para fazer a aprendizagem e isso precisa de apoio para adultos, pelo menos no início da aprendizagem, como qualquer outra pedagogia. O tipo de pedagogia  não é o segredo no ensino, são os profissionais que ensinam do coração. 


Vantagens e Desvantagens do Método Montessori

Fonte do site ETAPA INFANTIL – Traduzido por – SÓ ESCOLA.