Alimentos que favorecem a concentração em crianças

Alimentos que favorecem a concentração em crianças: Nos últimos anos, descobriram diferentes estudos científicos que mostram como o alimento afeta nosso humor e até mesmo nossas funções cognitivas. Portanto, a dieta pode se tornar nosso melhor aliado ou, ao contrário, um inimigo.

Neste sentido, existem alimentos que podem melhorar a atenção, ideal para crianças com problemas de concentração ou TDAH.

Veja Ainda:

Alimentos que favorecem a concentração em crianças

1. Iogurte

A combinação de proteínas e cálcio contidas no iogurte aumenta a concentração. Além disso, de acordo com pesquisadores da Cleveland Clinic Foundation , a tirosina, um aminoácido encontrado neste alimento, é principalmente responsável pela produção de neurotransmissores como dopamina e norepinefrina, ambos envolvidos em processos de memória e o nível de alerta .

2. Bananas

Não só eles são uma excelente fonte de energia, mas, de acordo com um estudo realizado no The Thomas Clarkson Community College , eles são ideais para ajudar as crianças a estudar. Sem dúvida, é uma fruta muito nutritiva que contém grandes quantidades de potássio e manganês. No entanto, seu efeito positivo para a atenção é devido à vitamina B6, que estimula a produção de serotonina e norepinefrina, neurotransmissores relacionados à concentração.

3. Vegetais de folhas verdes

Legumes como o espinafre, a cauda e a rúcula são ricos em antioxidantes e vitaminas C, E e A, por isso não são apenas muito nutritivos, mas também benéficos para as funções cognitivas. Na verdade, um estudo realizado no Rush University Medical Center descobriu que uma ou duas porções diárias destes vegetais podem fazer com que as pessoas idosas recuperem 5 anos de agilidade mental. Portanto, eles também são ideais para aumentar a concentração e o pensamento em crianças.

4. Ovos

Os ovos foram demonizados, principalmente devido ao colesterol , mas pesquisas mais recentes mostraram sua importância na dieta. Na verdade, é um superalto para o nosso cérebro desde que eles contêm, nada mais e nada menos do que 9 aminoácidos essenciais que nosso corpo não pode produzir por si só. Além disso, eles possuem colina e luteína, ambos fundamentais para a memória e a concentração. Tanto que as pessoas que têm níveis baixos de luteína processam informações mais devagar e é mais fácil ignorar os detalhes.

5. Salmão

Não só é delicioso, também é um dos melhores alimentos para o cérebro. O salmão é rico em ácidos graxos ômega 3, que fortalecem as conexões entre os neurônios. Além disso, também melhora a memória e a concentração, por isso deve estar na dieta de todas as crianças.

6. Chocolate preto

As crianças nem sempre comem vegetais e frutas de bom grado, mas provavelmente não rejeitam o chocolate. A boa notícia é que o chocolate ajuda a combater a fadiga, melhora a memória e aumenta a concentração. De acordo com um estudo realizado na Ohio State University, um copo de cacau por dia é suficiente para melhorar o fluxo de sangue para o cérebro. No entanto, é importante que seja chocolate preto, tão puro quanto possível e sem açúcares adicionados.


Alimentos que favorecem a concentração em crianças

Com informações do site ETAPA INFANTIL – Traduzido por – SÓ ESCOLA.