Início Jogos Uso do cubo mágico ajuda na aprendizagem da matemática

Uso do cubo mágico ajuda na aprendizagem da matemática

Uso do cubo mágico ajuda na aprendizagem da matemática
Uso do cubo mágico ajuda na aprendizagem da matemática

Uso do cubo mágico ajuda na aprendizagem da matemática: O uso do cubo mágico tem feito estudantes de uma escola do interior de São Paulo olharem com carinho para uma matéria considerada vilã por alguns: a matemática.

Veja Ainda: 

CUBO MÁGICO:

Cubo de Rubik, também conhecido como cubo mágico, é um quebra-cabeça tridimensional, inventado pelo húngaro Ernő Rubik em 1974. Originalmente foi chamado o “cubo Mágico” pelo seu inventor, mas o nome foi alterado pela Ideal Toys para “cubo de Rubik”.

Uso do cubo mágico ajuda na aprendizagem da matemática

O plano de levar este recurso para a sala de aula foi do professor Fábio Aparecido da Silva, de 45 anos, que leciona a disciplina na Escola Técnica Cônego José Bento, localizada no município de Jacaraí (SP). Educador há 16 anos, começou há nove o projeto que desafia os alunos a montarem o cubo a partir das teorias do raciocínio lógico.

A ideia surgiu após uma aluna perguntar a Fábio se poderia ter sua nota aumentada caso montasse um cubo por completo. O desafio foi aceito e a jovem impressionou a turma pela rapidez com que realizou a tarefa. Ao observar esse fato, o professor viu que poderia prender a atenção dos estudantes e ensinar a disciplina de uma maneira diferente.

“O cubo é um meio que o aluno tem para fazer leitura e interpretação; ele precisa se concentrar e alcançar o raciocínio lógico”, afirma o professor, que compara, ainda, esse tipo de prática ao ensino tradicional da matemática. “Não era desenvolvida a lógica que leva a perguntas como: ‘Por que você chegou nesse resultado? Existem outros caminhos? Posso fazer de outro jeito?’ Não existia isso, era mecanizado.”

Depois que começou a usar o objeto nas aulas, Fábio notou diferença no aproveitamento das turmas. “Houve grande mudança nos alunos em relação à matéria. Eles ficaram mais participativos. Comecei um sistema diferente de não passar muita matéria na lousa e trabalhar mais a parte de leitura e interpretação, e eles começaram a render”, comenta. Na visão do professor, a prática do raciocínio lógico “quebrou o gelo entre os alunos e a matéria.”

Os resultados mostram que Fábio optou pelo caminho certo. As notas dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aumentaram e a escola obteve a terceira melhor média entre as instituições públicas. O estabelecimento recebeu 13 menções honrosas na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) no ano passado e três alunas participaram de uma olímpiada de matemática na Índia, representando a escola.

Uso do cubo mágico ajuda na aprendizagem da matemática

Fonte: Portal do MEC

 


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here