Cartilha Redação Enem 2017

Cartilha Redação Enem 2017: O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), em sua edição do Enem 2017, já começa a despertar a atenção dos estudantes que desejam prestar o maior exame aplicado no país.

Ministério da Educação (MEC) juntamente como o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão responsável pelo Enem, lançam anualmente uma cartilha do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A cartilha mostra todas as explicações necessárias para o estudante fazer uma boa prova de redação no Enem.

Veja Também: Dicas para Redação Texto Dissertativo Argumentativo

O Inep informou que não houve nenhuma mudança no formato de redação este ano, apenas as datas, onde a redação passa a ser aplicada no primeiro dia do exame. Dia 05 de novembro.

A Cartilha Redação Enem 2017 pode ser acessada no site do (INEP). Download aqui!

Veja aqui, qual o conteúdo na Cartilha Redação Enem 2017

Cartilha Redação Enem 2017

A redação do Enem exige que o estudante elabore um texto dissertativo argumentativo, seu texto é baseado nos textos fornecidos como base pela prova, onde é tratado um tema, que deve ser seguido pelo estudante. O tema de redação é sempre sobre assunto atual e relevante, sobretudo, a população do país.

A redação do Enem é dividida em tema, tese, argumentos e proposta de intervenção.

A tese é a opinião do estudante referente ao tema proposto pela prova, o estudante deve usar de bons e válidos argumentos que justifiquem e fortaleçam sua tese, que devem ser coerentes e coesos.

A redação do Enem deve seguir a escrita formal da Língua Portuguesa.

O estudante ao final de seu texto precisa criar uma proposta de intervenção sobre o tema de prova, que deve respeitar os direitos humanos e propor uma forma de resolver ou diminuir o problema do tema de prova.

Quem avalia a prova de redação do Enem?

Todo o texto produzido no Enem tende a ser avaliado por no mínimo 2 professores, independentemente.

Como será avaliado o texto?

Os critérios avaliados são: Domínio da escrita formal da Língua Portuguesa, compreensão da proposta, organização das ideias, argumentação e proposta de intervenção.

Domínio da escrita formal da Língua Portuguesa: O estudante deve criar seu texto usando a escrita formal da Língua Portuguesa.

Compreensão da proposta: Compreender e aplicar vários conceitos de várias áreas para o desenvolvimento de seu texto, dentro da estrutura dissertativa argumentativa.

Organização das ideias: Fazer a seleção, organização, interpretar e relacionar informações, fatos, ideias, em defesa do ponto de vista do estudante.

Argumentação: Demostrar bons conhecimentos para construir uma boa argumentação.

Proposta de intervenção: Propor intervenção ao problema do tema de redação, respeitando os direitos humanos.

Como é atribuída a nota para a prova?

O avaliador da prova dá uma nota de 0 a 200 pontos por competência, a soma dessas 5 competências pode gerar uma nota de até 1.000 pontos, nota máxima da redação do Enem 2017. A nota final será a média aritmética de todas as competências avaliadas pelos 2 professores.

O que é considerado discrepância?

Quando há divergência da nota dos 2 avaliadores, desde que fique em 100 ou mais pontos de diferença no total, ou diferença de 80 pontos ou mais em cada competência, em caso de discrepância a prova passa a ser avaliado por um terceiro avaliador, se mesmo assim a discrepância continuar a redação passa pela avaliação de uma banca examinadora, composta por 3 professores, que vão definir a nota do estudante na prova.

Como é observado o Acordo Ortográfico?

Ele já está em vigor, por isso o estudante deve respeitar o Acordo Ortográfico em seu texto, ele se encaixa na competência de Domínio da escrita formal da Língua Portuguesa.

Quais as razões para se atribuir nota 0 (zero) a uma redação?

Fuga do tema proposto pela prova, fugir da estrutura do texto, que é dissertativa argumentativa, texto de até 7 linhas, cópia, desenhos, palavrões, assuntos e ideias desconexas, texto desconecto da proposta de intervenção, desrespeito aos direitos humanos, folha de prova em branco, mesmo que a parte do rascunho contenha o texto, o estudante deve redigir seu texto também na folha de prova.

Como saber se o participante está ferindo os direitos humanos na redação?

O estudante pode fazer a leitura das Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos, para evitar correr o risco de ferir os direitos humanos na sua prova de redação.


Cartilha Redação Enem 2017

A Cartilha Redação Enem 2017 completa, pode ser acessada no site do (INEP). Download aqui!