Jogo de Matemática: Calculando com Varetas

O Jogo de Matemática Calculando com Varetas é indicado para ser utilizado no Ensino Fundamental I, turma de 4° ano. O tema da aula será multiplicação e adição com varetas.

Jogo de Matemática Calculando com Varetas

APRESENTAÇÃO

O jogo se mostra como de grande importância para o ensino da matemática em sala de aula, tendo em vista que demonstra a existência de outro método para a resolução de cálculos, envolvendo a adição e a multiplicação.

Torna-se perceptível que através desse jogo, o aluno poderá perceber com o auxílio do professor a relação existente entre as duas operações matemáticas, a soma e a multiplicação. Pois, através dos movimentos com as varetas, na mesma posição de um cálculo, o aluno poderá obter um resultado de soma (as pontas externas) e de multiplicação (o local em que os palitos se cruzam).

Para a construção desse jogo, teve como auxílio o blog ‘‘http://intervencaoespecial.blogspot.com.br/p/jogos.html” que aborda o jogo matemático na perspectiva da inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais.

A partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais, vê-se a grande importância de ensinar com materiais que possibilitem a criança a ter uma melhor noção do tempo e do espaço. A partir do jogo, viu-se que é possível identificar esses aspectos.

Nos PCNs destaca-se que “A exploração dos conceitos e procedimentos relativos a espaço e forma é que possibilita ao aluno a construção de relações para a compreensão do espaço à sua volta” (1997, P.49). E esse jogo abre espaço para outra forma de compreensão, podendo visualizar o motivo dos resultados de ambos os conteúdos, a adição e a multiplicação.

OBJETIVOS

GERAL:

  • Interpretar e compreender a adição e a multiplicação através do jogo, considerando as regras, a fim de aplicar o conhecimento adquirido em outras atividades.

ESPECÍFICOS:

  • Conhecer outros métodos de calcular, a fim de identificar outras formas de obter resultados matemáticos;
  • Compreender o significado da adição e da multiplicação.

CONTEÚDOS

Durante a realização do jogo, são destacadas propostas de adições e multiplicação. Além de facilitar as soluções matemáticas, também proporciona a interação dos jogadores (alunos).

Os PCNs também destacam que: “Além de ser um objeto sociocultural em que a Matemática está presente, o jogo é uma atividade natural no desenvolvimento dos processos psicológicos básicos; supõe um ‘fazer sem obrigação externa e imposta’, embora demande exigências, normas e controle” (1997, P.35).

Além do significado, o jogo também possibilita a interação entre alunos e também com o professor, onde o aprendizado torna-se mais dinâmico e lúdico.

METODOLOGIA DA ATIVIDADE

No jogo calculando com varetas, apresenta-se ao aluno outra forma de somar e multiplicar. Joga-se da seguinte maneira:
Colocar os palitos nos espaços da caixa (cortes) com a soma dos dois dados.
Exemplo:
Se em um dado o resultado for 3 e no outro 6, coloca-se 3 palitos na parte vertical e 6 na horizontal;
Os pontos pintados externos são iguais ao resultado da adição=9;
Os cruzamentos dos pontos no meio da caixa é o resultado da multiplicação = 18;

Regras do jogo: Pode ser jogado com duas ou mais pessoas. Quem fizer a maior pontuação (resultados da soma e da multiplicação) vence a rodada.

MATERIAL DIDÁTICO:

  • Uma caixa (reciclar);
  • Papel;
  • Tesoura;
  • Régua;
  • Cola;
  • Dois dados (caso não tenha, segue um molde no passo a passo);
  • Canetas coloridas;
  • 12 palitos.

AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada com a observação dos alunos durante a participação nas jogadas, assim como a observação nos erros e acertos para que o educador auxilie no processo de compreensão dos cálculos proporcionados pelos dados.
No final da atividade, os alunos irão escrever em um pedaço de papel o que gostaram no jogo e quais dificuldades sentiram. Desse modo, o professor irá misturar os papéis e ler com todos da turma. Dessa forma, as dúvidas serão esclarecidas para que outras jogadas também possam ser realizadas.

Jogo de Matemática Calculando com Varetas passo a passo

Jogo de Matemática Calculando com Varetas
1° Passo: cobrir a caixa com papel branco.
Jogo de Matemática Calculando com Varetas
2° Passo: usar régua, lápis e cola para organizar os cortes da caixa.
Jogo de Matemática Calculando com Varetas
3° Passo: cortar a parte de dentro da caixa em “v” medindo com a régua e marcando com o lápis.
Jogo de Matemática Calculando com Varetas
4° Passo: pintar a ponta dos palitos. · 12 palitos é o ideal (soma do maior número dos dados); · Pinta 6 de uma cor e 6 de outra.
Jogo de Matemática Calculando com Varetas
5° Passo: o jogo ficou pronto!

Se preferir, pode também cobrir a caixa externa para guardar o jogo!

  • Exemplo de jogada: no jogo vemos= 6+3=9 (pontos externos pintados) e 6×3=18(cruzamentos dos pontos internos)

O jogo está pronto, divirta-se!

Jogo de Matemática Calculando com Varetas
Dado Molde

 


Fonte: http://jogoseducativosmatematicos.blogspot.com.br/

Se gostou da postagem “Jogo de Matemática Calculando com Varetas”, deixe sua avaliação, isso é muito importante para nós. Faça isso deixando um comentário com sua opinião e sugestões para outras postagens.

Curta nossa página no Facebook: @SÓESCOLA