O que é relatório descritivo do aluno? Parecer Descritivo.

O que é relatório descritivo do aluno? Crianças se desenvolvem de maneira singular, cada uma em seu tempo e com características particulares. Isso deve ser observado pelo professor que convive diariamente com elas e, geralmente, uma vez por bimestre, ser transformado em uma análise escrita para ser entregue na reunião de pais e mestres.

O que é relatório descritivo do aluno? Parecer Descritivo.

relatório individual do aluno existe para criar uma conexão entre o aprendizado de bebês e crianças na escola, sob os olhos dos educadores, e os pais e/ou tutores, evidenciando a evolução e pontos que precisam ser trabalhados. É o feedback dado aos responsáveis de alunos da educação infantil – de 0 a 5 anos – e dos primeiros anos da educação fundamental – dos 7 aos 10 anos.

A apresentação desse documento é, em muitos estados brasileiros, obrigatória nas escolas municipais e estaduais. Na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, por exemplo, há a Portaria nº 7.598, de 2016, que define que ele deve existir nas duas etapas de ensino anteriormente citadas. A legislação diz o seguinte:

Quanto ao ensino infantil: “a documentação educacional de que trata esta Portaria consistirá […] no Relatório Descritivo elaborado pelo professor contemplando:

I- o percurso realizado pelo grupo de crianças/individualmente;

II- as diferentes formas de expressão;

III- os registros de observações significativas da criança;

IV- as expectativas da família;

V- os registros sobre a frequência e sua interface no processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança”.

Quanto ao ensino fundamental: “a produção da documentação pedagógica, expressa em múltiplos registros que permitam as famílias e a Escola de Ensino Fundamental conhecerem o trabalho da instituição junto às crianças e os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança no decorrer de sua permanência na instituição”.

É de responsabilidade dos professores elaborarem esse parecer, até para que seu trabalho garanta mais credibilidade e seja reconhecido, tanto pelo próprio sistema educacional, quanto pela instituição de ensino e pelos pais de seus alunos. Esse relato deve ser proveniente de um acompanhamento sério e elaborado com coerência, de modo individual para cada criança.

O processo de escrita de um relatório descritivo do aluno não é tão simples assim, já que a rotina em sala de aula é bastante complexa e às vezes influi na organização das ideias que devem ser transpostas para o papel. Bom, são muitas crianças para educar e prestar atenção, e essa análise depende de um trabalho de formiguinha feito pelo professor. Se você já é atuante, deve saber muito bem como é isso, não é mesmo? Por isso, esse artigo foi escrito, para te ajudar nessa missão.

Fonte: www.enfoquecapacitacao.com.br

O que é relatório descritivo do aluno? Parecer Descritivo.

Confira a seguir alguns modelos de relatórios descritivos do alunos: Clique Aqui.