Importância do parecer descritivo na educação infantil


Importância do parecer descritivo na educação infantil:  O profissional da Educação Infantil que acompanha a evolução do processo de avaliação na história da Educação Infantil, sabe que os maiores pensadores desta fase educativa no momento atual citam o relatório individual do aluno como imprescindível para um olhar mais reflexivo e uma mediação que vá de encontro com a necessidade de cada aluno mesmo sendo trabalhada de forma coletiva.

Importância do parecer descritivo na educação infantil

Hoje a maioria das escolas ADERIRAM a esta forma de avaliar, MAS nem todas, porque nossos profissionais não estão preparados para tal, e o que mais me preocupa é que não vejo uma preocupação para que esta preparação aconteça.

Não é nem um bicho de sete cabeças, porém é preciso que o professor seja um bom observador, um bom leitor e um mestre na arte de escrever, pois vamos falar de um ser humano em sua principal fase de desenvolvimento e é preciso cautela e precisão no que se vai falar.

Vale uma dica para quem se interessa em desenvolver este tipo de avaliação, mesmo que seja a longo prazo. Reúna os profissionais de Educação Infantil de sua escola e escolha as obras e artigos mais recentes sobre o assunto. Pegue exemplos de relatórios, leiam, estudem, discutam, comecem a fazer rascunhos e se avaliem como grupo.Depois não tenha medo, é só começar.

O professor pode registrar em um caderno a parte as observações feitas em todo e qualquer aspecto sem preocupação com termos durante todo o semestre, quanto mais fiel melhor, isso ajudará a escrever o relatório individual, estruturá-lo com os termos mais adequados.

Modelo de parecer descritivo na educação infantil

Modelo de Relatório Descritivo – Parecer Descritivo.
Aluno: Mário( nome criado), 5 anos e 9 meses, 1o Semestre
Situação: criança tranquila, com algumas dificuldades

” Mário já integrou-se bem à nova turma e à professora. Na sala interage em grupos diversos com meninos ou meninas e com atitudes de cooperação. As crianças o procuram nas brincadeiras para parcerias. Precisa de auxílio para organizar-se nas atividades, amarrar os sapatos, cuidar de materiais coletivos. Expressa-se oralmente com pouca inibição. Troca alguns fonemas na fala. Participa da rodinha de conversas com interesse. Explica seus pensamentos com clareza. Possui boa percepção da imagem corporal. Executa movimentos com limitações de ritmo e explorações espaciais. Corre com desenvoltura, pula com os dois pés. Apóia o lápis abaixo do indicador. Recorta formas retas com pouca dificuldade. Desenha e usa cores sem relação com a realidade. Necessita de auxílio para produzir dobraduras simples, com poucas dobras. Utiliza materiais diferenciados indiscriminadamente com pouco planejamento em suas elaborações. Reconhece poucas letras do alfabeto mas demonstra interesse em participar das atividades envolvendo leitura e escrita. Registra palavras pré-silabicamente usando letras em suas escritas espontâneas. Identifica seu nome e as fichas dos nomes dos colegas mais próximos. Reconhece algumas cores e algumas formas geométricas. Após a participação em brincadeiras psicomotoras direcionadas está começando a organizar seus registros escritos e pictóricos com maior definição espacial. Demonstra mais interesse em relacionar quantidades, principalmente nas atividades de contagens com material concreto , embora ainda necessite de auxílio dos demais para organizar seu pensamento lógico matemático. Para desenvolver-se melhor no segundo semestre precisará ser mais incentivado a participar de jogos que exijam concentração e organização dos elementos. Um envolvimento maior da família, que já é participativa em sua vida escolar, irá auxiliá-lo nesse processo e em novas conquistas. Ser desafiado a fazer sempre mais e melhor é fundamental para que desenvolva-se mais.”Observem que mesmo isento de parágrafos e títulos, todos os eixos do Currículo da Educação Básica- Educação Infantil precisam ser contemplados e citados no relatório. É importante descrever o que a criança precisa para orientar o trabalho do professor no semestre (ou ano) seguinte.

Avalie sua situação como profissional da Educação Infantil, se já está nesta etapa do processo avaliativo Parabéns! Se não está, avalie o momento e vamos lá. A hora é agora!

Importância do parecer descritivo na educação infantil em WORD.

Sempre pensando em facilitar para vocês, resolvemos disponibilizar o ARTIGO “Importância do parecer descritivo na educação infantil”, mostrado acima em WORD. Para ter acesso gratuito é muito fácil e simples, confira o link a seguir e baixe:

Importância do parecer descritivo na educação infantil

 O ensino infantil consiste na educação de crianças de zero a seis anos de idade. É o que conhecemos pela creche (até três anos) e pré-escola (de quatro e cinco anos), ambas incluídas como direito de todas as crianças do Brasil, segundo a Lei nº 9.394, de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Trabalhar a estruturação das crianças, preparando-as para enfrentar as adversidades da vida, é algo que pode ser muito gratificante para o professor, não é mesmo? E nada melhor e mais divertido, tanto para você, educador, e para seus alunos, de forma lúdica, ensinar os pequenos a se portarem em ambiente escolar, a conviverem com seus colegas e demais pessoas, reconhecendo e respeitando as diferenças. São trabalhadas linguagens, a sociabilidade, a cidadania e a coordenação motora, e todos esses conceitos e práticas devem ser observados ao longo do ano letivo. E às vezes, nem sempre é uma tarefa simples passar tudo o que foi observado para o papel.

Vale saber que há muitos cursos online que podem capacitar professores de educação infantil a trabalharem de modo mais estimulante, como o que aborda a construção do conhecimento nessa fase escolar.

Entra também no conteúdo programático das escolas infantis muitas disciplinas como artes, matemática, português, ciências, geografia, etc, que são ensinadas com ludicidade e, claro, com matérias bem mais leves do que aquelas dadas no ensino fundamental. O aprendizado e a interação do aluno nesse tipo de aula também são analisados pelo professor e deve ser evidenciado no parecer descritivo na educação infantil também.

Segundo Claudia Ayres, coordenadora pedagógica, após compartilhar o documento com os pais, estratégias precisam ser traçadas. “Concebemos a educação infantil como um período em que as aprendizagens se desenvolvem de maneira processual e em espiral. O que garante para cada criança seu tempo individual de construção”, diz a especialista.

Além da cognição, é necessário analisar nessa etapa os aspectos emocionais e sociais de cada criança. Afinal, é nessa faixa etária que ocorre o início da formação do caráter e adquire-se consciência de espaço, sociedade, convivência e outros. Entre outras palavras, é na pré-escola é que a criança se percebe como indivíduo e “ganha o mundo”. E o papel do professor é mostrar quais os aprendizados e experiências que elas estão adquirindo no ambiente escolar e, por isso que o parecer descritivo na educação infantil se mostra tão essencial.

Referencias da Postagem:

https://www.enfoquecapacitacao.com.br/blog/relatorio-parecer-individual-descritivo-cursos-online

 



  • Deixe um Comentário