Jogo do silêncio Montessori para crianças

Jogo do silêncio Montessori para crianças: O ruído constante pode gerar irritabilidade, frustração, confusão e até a sensação de neblina mental. O adulto e o cérebro infantil precisam de momentos de paz para descansar, recuperar a calma e se concentrar. No entanto, no mundo de hoje, vivemos cada vez mais invadidos por estímulos sonoros e constantes, por isso é difícil encontrar esses momentos de tranqüilidade.

No caso das crianças, a tranquilidade é ainda mais importante, pois permite que elas encontrem equilíbrio, fortaleçam a concentração e exercitam paciência. Portanto, tanto os pais quanto os professores devem implementar o “jogo do silêncio” de vez em quando.

Jogo do silêncio Montessori para crianças – Como surgiu a ideia?

Maria Montessori criou o jogo de silêncio enquanto trabalhava com crianças que tinham problemas auditivos porque percebeu que podiam ouvir melhor quando prestaram mais atenção aos sons. De pé na parte de trás da sala de aula, com as crianças com as costas para ela, Montessori falou seus nomes em voz baixa, envolvida em silêncio, e quando os alunos o ouviram, eles se levantaram e foram até ela.

Obviamente, o jogo de silêncio requer prática. As crianças pequenas têm um período de atenção relativamente curto, tornando mais difícil a sua permanência e silêncio por mais de 5 minutos. No entanto, com a prática, eles melhoram a concentração e o autocontrole, aprendem a relaxar e apreciam o mundo que os rodeia melhor.

Jogo do silêncio Montessori para crianças – Quando as crianças estão prontas para este jogo?

O jogo de silêncio é recomendado para crianças de quatro e mais anos, embora existam aqueles que começam muito mais cedo, com crianças de dois anos e meio. No entanto, mais do que marcar uma idade fixa, recomenda-se que as crianças tenham feito algum progresso antes de colocar essa atividade em prática:

  • Que eles são capazes de controlar seus movimentos.
  • Para que possam sentar-se calmamente e ouvir alguns minutos.
  • Que eles possam se concentrar e trabalhar de forma independente.
  • Que eles são capazes de cooperar uns com os outros.

Além desses requisitos, é necessário escolher um horário em que a criança é calma. Se eles retornarem do recesso ou do esporte e estiverem entusiasmados, eles não poderão ficar calados e silenciosos, por isso é melhor adiar o jogo por outro momento.

Há também alguns exercícios que podem ser colocados em prática para preparar as crianças para este jogo.

Jogo do silêncio Montessori para crianças

Essas atividades têm como objetivo melhorar sua capacidade de audição e concentração:

  • Passe um sino de mãos dadas ao redor do círculo, incentivando as crianças a não soarem.
  • Faça uma pausa na aula para que as crianças ouçam os pássaros cantando ou a chuva batendo nas janelas.
  • Peça às crianças que fechem os olhos e jogue vários instrumentos familiares, para que possam identificá-los sem vê-los.
  • Sente-se calmamente com os olhos fechados por um curto período de tempo, no início, você só precisará de 20 ou 30 segundos, e perguntar-lhes o que parece ouvir.

Como o Jogo do silêncio Montessori é aplicado?

  1. Convide todas as crianças a participar do jogo de silêncio e peça-lhes que se sentem no chão em um círculo.
  2. Explique que você vai jogar todos juntos, então ninguém pode fazer barulho. Eles devem permanecer em silêncio, como uma flor ou uma rocha. Quando você diz a palavra “silêncio”, todos terão que ficar calados e tranquilos.
  3. Então, você vai dizer seus nomes em voz baixa e você terá que se levantar, fazer o menor ruído possível, sentar-se ao seu lado.
  4. Quando você disse todos os nomes, você pode tocar um sino ou qualquer outro instrumento para marcar o fim do silêncio.
  5. Peça-lhes para comentar o que ouviram ou sentiram durante esse tempo de silêncio.

À medida que você progride no jogo, você pode pedir que eles fechem os olhos para que eles se concentrem melhor e possam notar as sensações que experimentam, para que mais tarde eles possam compartilhá-los com seus pares.


Jogo do silêncio Montessori para crianças

Traduzido por SÓ ESCOLA