Finados – Dia de Finados – 2 de Novembro

No dia 2 de novembro no Brasil, anualmente é celebrado o Dia de Finados ou Dia dos Mortos. Esta data é um FERIADO NACIONAL.

FINADOS é uma data especial de homenagem a todos os entes queridos que já morreram. A celebração deste dia é muito importante para algumas religiões, principalmente para a Igreja Católica.

É muito comum neste dia um movimento intenso nos cemitérios de todo o pais. Muitas pessoas vão fazer orações e deixar flores nos túmulos de familiares ou amigos.

A religião protestante não reconhece o feriado do Dia de Finados como uma celebração, pois alegam que a data não está presente na Bíblia, consequentemente eles não têm motivos para comemorar ou homenagear.

Em inglês, o Dia de Finados é traduzido para All Soul’s Day (“Dia de Todas as Almas”, na tradução literal para o português).

Finados – A origem do Dia de Finados

O costume de se rezar pelos falecidos data do 1º século da era cristã. Os fiéis costumavam visitar os túmulos dos mártires nas catacumbas e rezavam por aqueles que haviam morrido sem o martírio. A Memória dos Mortos foi incluída na celebração da Santa Missa no século IV e desde o V a Igreja reserva um dia para que rezemos pelos falecidos esquecidos. No século X, porém, Santo Odilon, abade do mosteiro beneditino de Cluny, na França, introduziu entre os monges o costume de se rezar por todos os mortos, assim como havia o dia de Todos os Santos.

A partir do século XIII estabeleceu-se o dia 2 de novembro como dia de Finados. Uma das razões pelas quais desde o século V a Igreja dedica um dia aos mortos, está na preocupação pelos que morreram e foram esquecidos.

Não queremos, irmãos, deixar-vos na ignorância a respeito dos mortos, para que não vos entristeçais como os outros que não tem esperança (1 Tes. 4,13).

Finados – O dia de Finados é Feriado?

SIM! é considerado um feriado no Brasil.


Finados – Mensagens para o Dia de Finados.

Hoje o dia é de oração. Hoje é dia de finados e devemos refletir na obra do Senhor e nas pessoas que amamos, mas já não vivem mais entre nós. Por mais difícil que seja temos de prestar homenagem a todos.

Haverá lágrimas e alguma tristeza até, mas o mais importante será celebrar de pé e com foco na vida. Que todos sintam paz e se sintam abrigados por Deus e por toda sua palavra. Neste dia da saudade vou recordar quem sempre amarei.


O Grande Dia de Finados

Chegou o grande dia de homenagear aqueles que partiram mas continuam dentro de cada um de nós. Neste Dia de Finados quero me rodear de pensamentos nobres e lembranças inesquecíveis.

Vou deixar minha oração a todos aqueles que se foram. Vou pedir que descansem na paz do Senhor e que um dia nos reencontremos em outro mundo. Até esse dia!


Oração para o dia de finados

Meu Deus, que no Teu Reino
Quem parte antes de mim
Encontre a paz na Tua eternidade
E bondade sem fim.
E para quem fica,
Que não falte o conforto
De saber que um dia
Nos Teus braços há de se encontrar.
Que hoje nossos corações
Se encham de amor e alegria
Ao recordar aqueles que já partiram,
Mas que pela Tua glória
Continuam vivendo.
Pois quem em Ti acredita, Senhor,
Jamais morre! Amém!


Muita Saudade

Há dias em que a tristeza,
Sem avisar, invade meu coração
Irreverente diante da minha luta
Tenta ser mais forte, mais teimosa.

Me faz sentir uma falta imensa
Do seu abraço, do seu carinho,
Me faz perceber quão insana
Tem sido minha procura por você.

Ao vento sussurro minha saudade,
Com a chuva misturo minhas lágrimas
Ao sol peço para secar meu pranto
À lua peço que encontre você.

Busco no infinito a força para não desistir
E deixar algum dia em seus braços
Tudo o que de mim, guardei para você.


Finados – Frases para o Dia de Finados.

Neste dia dos finados presto homenagem aos que já partiram, mas continuam entre nós de um jeito diferente e mais profundo.

Ficam as lembranças para contar como foi sua vida e restam as saudades para lembrar a falta que você fará.

Hoje o meu dia amanheceu mais triste, pois lembrei do sorriso de um grande amigo que a vida me tirou sem nenhum aviso.

Só a fé e a certeza que vou te encontrar novamente me dão forças para continuar.

Avós que se foram deixam nossas vidas mais pobres, mas suas histórias para sempre as enriquecerão.