Dicas para estimular as crianças ao prazer da leitura

Dicas para estimular as crianças ao prazer da leitura. Como incentivar meu filho ao prazer da leitura? Acredito que seja uma das perguntas mais frequentes feitas pelos pais, em se tratando de como fazer para que a criança desenvolva o prazer da leitura.

Confira Ainda: Benefícios de ler histórias para crianças antes de dormir.

Dicas para estimular as crianças ao prazer da leitura

Em primeiro lugar, devemos enxergar a prática da leitura não como hábito, mais sim como uma atividade prazerosa citando Rubem Alves “Antes de ler Monteiro Lobato, eu ouvia”. Era prazer puro. Vejo, assim, a cena original: a mãe ou o pai, livro aberto, a ler para o filho… Essa experiência é o aperitivo que ficará para sempre guardado na memória afetiva da criança. Na ausência da mãe ou do pai, a criança olhará para o livro com desejo e inveja. Desejo, porque ela quer experimentar as delícias que estão contidas nas palavras. E inveja, porque ela gostaria de ter o saber do pai e da mãe: eles são aqueles que têm a chave que abre as portas de um mundo maravilhoso!

Sobre o texto acima, fica evidente que o desejo da criança para conhecer o mundo maravilhoso da literatura, começa em casa, no ambiente familiar, com a participação dos pais e da família neste que é o primeiro processo de alfabetização.

Aos pais, cabe a criatividade e um tempo exclusivo para tal proposta, seja diária ou algumas vezes por semana. Sei que parece impossível nos dias atuais, os pais tirarem um espaço de tempo para seus filhos, porém é de suma importância que isso ocorra. É justamente em atividades como: Clubinho da leitura, hora de contar histórias ou estórias, teatro literário em que a criança desenvolverá a afetividade, a alfabetização, o letramento, a criatividade, a concentração, a memorização, além de outros inúmeros benefícios que a prática da leitura traz para nosso corpo e mente.

Em se tratando de crianças pequenas (0 a 6) anos de idade, as mesmas ainda não conseguem interpretar os gostos e gêneros literários, por isso é de suma importância o papel do mediador, seja os pais ou do educador para que a própria criança seja estimulada da maneira correta. A partir de certo ponto, a própria criança irá descobrir seu gênero literário preferido.

O gosto pela literatura começa dentro de casa, no ambiente familiar, onde os Pais “Livros Abertos” são o primeiro livro.

“Quem gosta de ler tem nas mãos as chaves do mundo” Rubem Alves.


Curta: SÓ ESCOLA. no Facebook.

Dicas para estimular as crianças ao prazer da leitura em PDF.

Para ter acesso a Dicas para estimular as crianças ao prazer da leitura, Texto: Prof Marcos l Souza, em PDF, confira o link a seguir: