Experiências inesquecíveis que as crianças precisam tentar

Experiências inesquecíveis que as crianças precisam tentar – Há momentos pequenos na vida que você tem que apreciá-los.

As melhores experiências da vida geralmente não são planejadas, elas ocorrem aleatoriamente, simplesmente nos vemos imersos nelas e apreciamos. 

O mesmo acontece na infância. No entanto, o desejo dos pais de manter seus filhos sob controle em todos os momentos e planejar sua agenda em detalhes pode impedir que as crianças vivam algumas experiências mágicas durante a infância.

Confira ainda: Dicas para desenvolver bons hábitos de sono nas crianças.

Experiências inesquecíveis que as crianças precisam tentar

O melhor presente que você pode dar ao seu filho: dê-lhe liberdade para experimentar

1. Caminhe descalço através de todos os tipos de terrenos

Você sabia que existem mais de 200.000 terminações nervosas na planta do pé? Essas finalizações se tornam uma explosão de sensações para a criança, especialmente quando ele caminha na areia da praia ou na grama úmida do parque. Na verdade, não há nada como essas sensações para estimular o desenvolvimento do cérebro infantil, bem como o senso de propriocepção e equilíbrio.

2. Estar em contato direto com animais

As crianças não temem animais, sua curiosidade os leva a se aproximar, são os adultos que transmitem esse medo. No entanto, todas as crianças devem ter a oportunidade de estarem em contato direto com os animais. Na verdade, demonstrou-se que as crianças que possuem animais desde os primeiros estágios desenvolvem rapidamente empatia e um senso de responsabilidade.

3. Coma com as mãos

Quando as crianças são jovens, elas não só descobrem o mundo através da visão, mas também através do toque. Na verdade, você sabia que crianças pequenas que têm permissão para comer com as mãos desenvolvem um vocabulário mais rico e aprendem um maior número de palavras relacionadas a texturas? Portanto, de vez em quando você pode permitir que seu filho quebre as regras do rótulo em casa.

4. Construa seu próprio abrigo

Todas as crianças não podem ter sua própria casa na árvore, mas isso não significa que eles tenham que perder a experiência maravilhosa de construir seu próprio abrigo e compartilhá-lo com irmãos, primos ou amigos. Pode ser uma “caverna” construída com ramos caídos no jardim da casa ou simplesmente uma barraca em um canto do seu quarto. A imaginação das crianças cuidará de fornecer o que falta e transformar essa experiência em uma aventura inesquecível.

5. Viver uma guerra de travesseiros

As guerras de travessão não são apenas divertidas, mas também uma maneira de liberar tensão. É por isso que, de tempos em tempos, nada acontece se você deixar seus filhos transformar seus travesseiros em “armas” e pular nas camas enquanto tentam evitar o “adversário”.

6. Vá acampar

Passar uma noite longe de casa, na natureza, cercado de silêncio e contemplando as estrelas, é uma experiência mágica para qualquer criança. A aventura será ainda mais excitante se você acender um fogo e se sentar contando histórias, como os nossos antepassados ​​fizeram.

7. Construa sua própria pipa e voe-a

Não importa se é um menino ou uma menina, construindo uma pipa com suas próprias mãos e depois voar será uma experiência inesquecível que gera um senso agradável de capacitação e autoconfiança. Então você pode comprar pipas maiores e agradáveis, mas essa primeira experiência será única.

8. Jogue na chuva

As crianças adoram brincar com a chuva, para que você possa tirar proveito dos dias de verão mais quentes para deixá-los salpicar em poças ou se sujar na lama. Essas experiências sensoriais são únicas, então não as retire simplesmente porque tem medo de germes e bactérias.

9. Escalar uma árvore

Acima de uma árvore, a criança olha o mundo de uma perspectiva diferente, sente-se maior e emula seus super-heróis favoritos. Não tire essa experiência apenas por medo de cair e se machucar. Dê-lhe a liberdade que ele precisa para explorar o mundo.

10. Cultivar

Colocar uma semente no chão e depois cuidar de regar diariamente, até que a planta brote e cresça, é uma experiência preciosa que nenhuma criança deve perder. Se você não tem um jardim, um pote na varanda pode cumprir a mesma função.

Não deixe de conferir: Como estimular a autonomia das crianças na educação infantil?


Experiências inesquecíveis que as crianças precisam tentar

Postagem traduzida por SÓ ESCOLA e escrita por Etapa Infantil.