Regras de segurança que você deve ensinar seu filho desde uma idade precoce

Regras de segurança que você deve ensinar seu filho desde uma idade precoce: Uma das principais preocupações de qualquer pai é que algo ruim pode acontecer com seu filho. Desde que o bebê nasce, os pais estão preocupados em garantir sua segurança física e emocional. Na verdade, verificou-se que mudanças no cérebro de mães e pais levam a priorizar o cuidado e a proteção da criança.

Embora seja importante não assumir um estilo educacional super protetor e apreensivo, não é menos verdade que devemos garantir que nossos filhos saibam como se proteger porque, à medida que crescem e ganham independência, terão que se separar de nós.

Regras de segurança que você deve ensinar seu filho desde uma idade precoce

Orientações básicas de segurança para que as crianças aprendam a se proteger. Confira regras de segurança que você deve ensinar seu filho:

1. Não abra a porta quando estiver sozinho em casa

Seu filho deve saber que se alguém toca na porta e está sozinho em casa, eles não devem abrir. Também não é conveniente atender o telefone.

2. Pedir ajuda se eles te assediarem

assédio moral ocorre em idades cada vez mais jovens, por isso é importante falar sobre isso com seu filho. Na verdade, as crianças solitárias e tímidas são muitas vezes as vítimas preferidas de valentões. Portanto, explique que, se outra criança se divertir com ele, humilha-o ou fisicamente gosta dele, ele deve pedir ajuda. É importante entender que pedir ajuda não é um símbolo de fraqueza, mas inteligência. O assédio é algo que não deve ser escondido.

3. Não permita que eles o toquem

Desde a infância, a criança deve saber que seu corpo é dele e que outros não têm o direito de tocá-lo. Os beijos, carícias e abraços são dirigidos às pessoas que você conhece e ama, com quem você já mantém um certo grau de intimidade. É por isso que é importante que você nunca o obrigue a beijar ou abraçar pessoas que ele não conhece. Explique ainda que existem certas partes do corpo que outros não podem tocar, nem mesmo as pessoas mais confiáveis, e que, se algo assim acontecer, elas devem recusar e informar imediatamente.

Veja Também: Estratégias para ensinar uma criança a se defender sem violência

4. Memorize o endereço da casa e o número de telefone dos pais

Demora um segundo para perder a vista do seu filho, especialmente entre uma multidão de pessoas. Portanto, é importante que você explique que, se estiver perdido, não se afaste de onde você está. Você também pode pedir ajuda a um adulto, de preferência outros pais com filhos. Nesses casos, é conveniente conhecer o endereço da sua casa e o seu número de telefone da memória.

5. Cruze a rua sempre olhando para ambos os lados

Para evitar um acidente de viação, é melhor ensinar seu filho a atravessar a rua com segurança. Explique que você sempre deve atravessar o cruzamento de zebra e respeitar os semáforos. 

Mesmo assim, antes de atravessar você deve olhar em ambos os lados da rua para se certificar de que não há carros ou são interrompidos.

6. Aprenda a diferença entre segredos bons e maus

Em muitas ocasiões, os valentões ou os pedófilos interpretam a “arma dos segredos” com as crianças. Explique ao seu filho que há segredos bons e ruins. A regra é que você não deve esconder todos esses segredos que fazem você se sentir desconfortável, assustar, triste ou se preocupar com você. Você deve dizer a eles, sabendo que você não os regaçará.

7. Navegue na Internet com segurança

A rede não está livre de riscos, então, quando seu filho tiver idade suficiente para acessar o mundo virtual, você deve saber que não pode fornecer suas informações pessoais e não é conveniente conversar com pessoas que não conhece na vida real. É importante que você estabeleça um relacionamento de confiança desde uma idade precoce, para que você possa falar sobre tudo o que você achar durante a navegação.

Recomendo que leia: Como ensinar a perseverança infantil 

8. Não vá com alguém que você não conhece

Seu filho deve ficar claro que, se alguém lhe pedir para ir com ele, você não deve acessar. Mesmo que essa pessoa lhe diga que ele é seu amigo, você nunca deve confiar nele e, claro, não deve entrar no carro de um estranho. Portanto, é aconselhável sempre ser pego por pais ou avós. Explique que às vezes você pode chegar atrasado, mas que você deve esperar.

9. Use sua voz para se defender

Se você não gosta de algo, seu filho deve saber que ele tem o direito de recusar. Ensine-o a dizer “Basta!” Com determinação, olhando para os olhos do agressor e colocando as mãos na frente sob a forma de proteção. Se você se sentir desconfortável com uma situação, pode se afastar, gritar e procurar ajuda de outro adulto.

10. Jogue com segurança

Muitos dos acidentes infantis ocorrem enquanto as crianças jogam. É por isso que é importante que seu filho saiba que ele não deveria levar pequenos pedaços à sua boca,que ele não deveria brincar com objetos afiados e que ele não precisa se sentir obrigado a assumir certos papéis nos jogos apenas porque as outras crianças o pressionam.

Regras de segurança que você deve ensinar seu filho desde uma idade precoce.

Com Informações do site ETAPA INFANTIL – Traduzido por – SÓ ESCOLA.