Artigos Educacionais, Dicas, Matemática

7 Dicas para ensinar multiplicação para crianças.


7 Dicas para ensinar multiplicação para crianças: Trabalhar matemática em maneira geral não é uma tarefa fácil não é mesmo? Lembro que quando eu era criança tinha muita dificuldade em multiplicação. A multiplicação é muitas vezes uma das habilidades matemáticas básicas que as crianças acham mais difíceis de aprender. Isso ocorre porque, além de exigir uma boa dose de memória, também requer alguma capacidade de análise e mais recursos cognitivos.

Confira também: Operando com Varetas: Jogos Pedagógicos de Matemática

Mas calma existem recursos simples que podem ter ajudar, confira 7 Dicas para ensinar multiplicação para crianças.

7 Dicas para ensinar multiplicação para crianças.

Estratégias para Ensinar as crianças a multiplicar:

1. Comece com as multiplicações básicas

Contrariamente às crenças de muitos pais, as tabelas de multiplicação devem ser a última coisa que a criança aprende. Primeiro você deve começar com as multiplicações básicas, as que são mais simples, como: 2 × 2, 3 × 2 ou 3 × 1. A idéia é entender que a multiplicação é a soma sucessiva do mesmo número e que desenvolve a capacidade de se multiplicar para que mais tarde possa ser confrontada com multiplicações mais complexas.

2. Explique o que é a propriedade comutativa

Ensinar sua propriedade comutativa para crianças, vai lhe poupar muito tempo e esforço. Basicamente, é propriedade de trocar a ordem dos fatores sem alterar o resultado do produto, o que o ajudará a entender que 2 × 3 é o mesmo que 3 × 2. Desta forma, você só terá que aprender metade da tabela de multiplicação, o que aliviará muito a carga em seus ombros.

3. Multiplicações de terras para praticar

Uma criança tende a prestar mais atenção às lições quando as considera úteis, então ensinar-lhe os benefícios de aprender a se multiplicar será uma motivação adicional para ele tentar. Uma estratégia muito eficaz é pedir-lhe para fazer cálculos simples quando você está no supermercado, por exemplo, você pode perguntar: “Quantas maçãs nós compramos para você, seu pai e eu posso comer um todos os dias desta semana?” .

4. Vire para jogos

Enquanto uma criança também aprende, os jogos são um recurso educacional muito útil que você pode usar para ensinar seu filho a se multiplicar. Desta forma, será muito mais divertido e o pequeno estará mais envolvido em sua aprendizagem, uma vez que ele não vai perceber isso como uma obrigação. Na Internet, você pode encontrar muitas idéias de jogos para aprender a se multiplicar, como: o quebra-cabeça de multiplicação ou o jogo de cartas para praticar tabelas de multiplicação.

5. Materiais

Uma criança geralmente agarra os conceitos abstratos melhor se ele os vê representados fisicamente. Isso porque ele ainda tem muito pouco pensamento abstrato e raciocínio lógico, então ele tem dificuldade em pensar nas representações mentais. Para aliviar o seu trabalho, você pode apostar em usar materiais como letras, cadernos ou outros objetos que você possa manipular com relativa facilidade enquanto se multiplica.

6. Use tabelas de multiplicação simples

Para uma criança, aprender as tabelas de multiplicação tradicionais pode ser muito complicado, pois isso exige uma grande quantidade de esforço cognitivo. No entanto, existem outras tabelas igualmente eficazes e muito mais simples com as quais será mais fácil aprender a se multiplicar como a tabela de multiplicação russa e a tabela de Pitágoras . Em ambos os casos, é uma tabela mais compacta, que ajuda a visualizar as multiplicações mais rapidamente, sendo mais fácil de usar.

7. Aposte na representação gráfica

Ter acesso a tabelas de multiplicação em todos os momentos é uma excelente estratégia para estimular seu uso e tornar mais fácil para a criança trabalhar. Desta forma, cada vez que a criança vê as tabelas tentarão lembrar algumas das multiplicações que você já conhece ou aprender uma nova. Uma boa ideia é imprimir um gráfico de multiplicação e colocá-lo em sua mesa em seu quarto.


Tabela da Tabuada da multiplicação para imprimir.

Veja Também: Como Ensinar Tabuada.

7 Dicas para ensinar multiplicação para crianças.

Tabela de Pitágoras para imprimir.

7 Dicas para ensinar multiplicação para crianças.

Tabela de Pitágoras para completar.

7 Dicas para ensinar multiplicação para crianças.


7 Dicas para ensinar multiplicação para crianças.

Se gostou da postagem,“7 Dicas para ensinar multiplicação para crianças.” deixe sua avaliação, isso é muito importante para nós. Faça isso deixando um comentário com sua opinião e sugestões para outras postagens.

Não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais !!!

Curta nossa página no Facebook: @SÓESCOLA



One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *