Artigos Educacionais, Dicas

A letra cursiva em novos tempos


A letra cursiva em novos tempos: Como dissemos, a letra cursiva é alvo de muitas discussões por causa do avanço da tecnologia. Afinal, se é possível digitar palavras ao invés de ter que escrevê-las, porque ensinar a escrever de um jeito tão complicado e que leva tanto tempo para ser assimilada?

Veja também: Letra Bastão x Letra Cursiva.

A letra cursiva em novos tempos

A letra cursiva em novos tempos

O caderno de caligrafia já deixou de ser relevante a alguns anos, será que a letra cursiva pode sofrer o mesmo fim?

Bom, aparentemente, as novas maneiras de ensino, principalmente o ensino construtivista, não ligam tanto para o ensino da letra cursiva. Algumas instituições apenas ensinam a letra de mão por costume ou para manter a tradição.

Há quem vai ainda mais longe quando se fala sobre a necessidade de ensinar a letra cursiva as crianças. Segundo a pedagoga Juliana Storino, coordenadora de um programa de alfabetização de Belo Horizonte, “ Acho que a ela [letra cursiva] é uma das responsáveis pelo analfabetismo em nosso país. As crianças além de decodificar o código da língua escrita (fonema/grafema), também têm que desenvolver habilidades motoras específicas para “bordar” as letras. O tempo perdido tanto pelo aluno, como pelo professor, com essa prática, aliada ao cansaço muscular, desmotivam o aluno a aprender a ler e muitas vezes emperram o processo”.

Confira também: Alfabeto com Letra Cursiva – Atividades para imprimir

Claro que está não é uma opinião unanime, alguns acreditam que a prática da caligrafia é importante para criar uma escrita mais fluente e com agilidade, permitindo que o aluno “escreva em tempo real”, no ato, podendo assim acompanhar o ritmo da escola.

Em alguns casos o uso da cursiva não é apenas uma forma de ensinar algo novo para os alunos, mas é também uma maneira de prender a atenção deles no ensino.

Algumas turmas ficam bem animadas enquanto estão aprendendo a escrever. Elas querem logo chegar na letra cursiva e aprender a escrever como gente grande. Portanto o ensino da letra a mão pode ser usada como um incentivo a alfabetização.

Leia Mais: Qual a importância da letra cursiva na alfabetização?

Se gostou da postagem,“A letra cursiva em novos tempos: É o fim do caderno de caligrafia?.” deixe sua avaliação, isso é muito importante para nós. Faça isso deixando um comentário com sua opinião e sugestões para outras postagens.

Curta nossa página no Facebook: @SÓESCOLA.



3 Comments

  1. Não concordo que ensinar letra cursiva seja perda de tempo. Eu só consegui aprender com a cursiva e até hoje tenho muita dificuldade em fazer a de forma. Tenho uma filha de seis anos e estou ensinando a do modo que aprendi as duas formas em paralelo.

  2. Eu sempre trabalhei com os meus alunos a letra cursiva. Depende do professor de como ensinar.
    Sempre mostrando as duas formas de letras. E eles aprenderam a diferenciar. Não concordo que ensinar é uma perda de tempo.
    O importante é o aluno aprender.

  3. Acredito que muito se perdeu com a tecnologia. A letra cursiva alem de trabalhar coordenaçao motora, ajuda na fixaçao do aprendizado. Muitas crianças com o novo metodo de ensino encontram-se com laudo medico: com deficit de antençao, autismo, hiper-ativismo…. No seculo 21 de vez ajudarmos as crianças formarem-se protagonistas, estamos ajundando a eles se formarem dependentes de uma sociedade manipuladora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *