Qual a importância da letra cursiva na alfabetização?

Qual a importância da letra cursiva na alfabetização? Quando estamos passando pelo período de alfabetização infantil temos duas fases distintas, uma em que é ensinado o uso da letra de forma (também chamado de letra bastão) e outro momento em que é ensinado a letra cursiva (conhecida também como letra de mão).

De forma geral, o processo é sempre o mesmo, primeiro é ensinado a formar palavras na letra de forma e depois se faz a migração da letra de mão, que é usada até o final do ensino médio.

Veja também: Letra Bastão x Letra Cursiva.

O processo segue este caminho para que seja mais fácil a alfabetização, já que as letras de forma são bem mais fáceis de serem aprendidas pelas crianças. Esse tipo de letra é formado por linhas mais retas e simples de serem feitas.

É ideal que o aprendizado da letra cursiva seja introduzido aos alunos apenas depois de alfabetizados. Assim eles podem se concentrar mais nas curvas e desenhos das letras sem ter que se preocupar tanto com a construção das palavras.

Mas em dias em que as crianças já nascem coladas com a tecnologia, o aprendizado da letra cursiva ainda é importante?

Com o avanço da tecnologia e com as crianças sendo introduzidas a ela cada vez mais cedo, está aumentando a discussão sobre a necessidade da letra de mão durante a alfabetização.

Deve-se ou não exigir que as crianças escrevam com a letra cursiva? Esta é a questão que anda dividindo educadores de todo o Brasil. E a letra cursiva não é a única a gerar polêmica, já que o ensino da tabuada também foi alvo de muitos questionamentos.

O fato é que, apesar da letra cursiva não ser mais tão relevante após a formação, ela ainda é muito importante durante a alfabetização.

Após alfabetizado e já nos últimos anos escolares não é mais tão importante ficar preocupado com o tipo de letra usado. Nenhum professor vai obrigar que os alunos do ensino médio ou então que os alunos da faculdade usem um tipo específico de letra.

Confira também: Alfabeto com Letra Cursiva – Atividades para imprimir

O recomendado é que a pessoa utilize a letra que for mais compatível com ela e mais confortável. Caso a sua letra seja difícil de entender, tente mudar o formato e ver se se sente mais confortável.

Qual a importância da letra cursiva na alfabetização?

Apesar das opiniões contrárias sobre a letra cursiva, ainda não há evidências para acabar com a cursiva de uma vez por todas. Na verdade, existem muitos que defendem a necessidade dela se manter viva durante o período de alfabetização.

Segundo alguns especialistas, como o neurocientista Norman Doidge, a letra cursiva exige mais das áreas simbólicas e motoras do cérebro, portanto ela é mais eficiente do que a letra de forma para ajudar a criança a adquirir uma maior fluência.

Outros educadores defendem também a ideia de que a letra cursiva é importante para melhorar a coordenação motora das crianças. Este é um fato que é comprovado pela ciência, já que a atividade realmente exige uma melhora constante da coordenação.

A letra cursiva também pode ajudar os alunos a melhorar na disciplina, pois como já dissemos é bem difícil aperfeiçoar esta escrita.

Porém, até mesmo estes benefícios não são claros, já que os críticos da letra cursiva também argumentam que na falta da letra cursiva, outras atividades vão servir para treinar a coordenação motora.

Entre alguns motivos interessantes para manter o ensino da letra cursiva está a assinatura. Muitos documentos ainda exigem uma assinatura tradicional, portanto há a necessidade de saber escrever com letra de mão para isso.

Não deixe de ver: Atividades de alfabetização em letra cursiva.

Outro fator é que muita gente escreve em letra de mão, assim como há muitos documentos e notas escritas neste formato. Saber entender a letra cursiva, mesmo que só para leitura, também se torna fundamental nestes aspectos.

Este é um assunto realmente delicado e que ainda exige estudos mais concretos. Estas dúvidas preocupam principalmente os pais dos alunos, que não estão acostumados com os novos métodos de ensino e podem achar que os filhos estão “aprendendo de menos”.

E vocês leitores, o que acham da letra cursiva? Ela deve continuar a ser ensinada ou deve ser finalmente descontinuada?


Se gostou da postagem,“Qual a importância da letra cursiva na alfabetização?.” deixe sua avaliação, isso é muito importante para nós. Faça isso deixando um comentário com sua opinião e sugestões para outras postagens.

Curta nossa página no Facebook: @SÓESCOLA.