Atividades com letras moveis na alfabetização com avanços e recursos dos aluno

A alfabetização da vida real: quando um aluno recua e outro avança !!

Atividades com letras moveis na alfabetização com avanços e recursos dos aluno

Mara Mansani, do Blog de Alfabetização do site NOVA ESCOLA, conta um pouco do desenvolvimento dos alunos dela, confira:

Atividades com letras moveis na alfabetização com avanços e recursos dos aluno
O alfabeto móvel facilita a identificação das letras e a escrita alfabética, e dão mais segurança aos alunos de testarem possibilidades para então escrever no caderno. Foto: Mara Mansani

1. O menino agitado

Ele estava mais calmo, vinha participando das atividades com vontade de aprender e avançava em sua aprendizagem. De repente mudou seu comportamento, devido a fatores externos e que vão além do meu entendimento. Acabou voltando à etapa inicial!

O pequeno anda arredio e novamente agitado, o que atrapalha o desenvolvimento de sua aprendizagem, que agora vai acontecendo de forma mais lenta e difícil.  Porém, como eu havia dito em abril, a atenção especial a ele deve perdurar por todo o ano. Isso me deixa um pouco frustrada e cansada, afinal, é preciso que todos avancem e aprendam. Mas não desisto!

Mesmo não sendo fácil, me esforço sempre para tentar entendê-lo, com muito diálogo e paciência e sempre oferecendo propostas de atividades para alfabetizá-lo. Quando não dou conta, peço auxílio à minha coordenadora, ou à diretora, alguma colega professora ou mais alguém da equipe escolar. Todos também conversam muito com ele, e com a família também.

Muitas vezes, em nossas turmas, temos alunos assim, com altos e baixos, tanto em relação a seu emocional, quanto a sua aprendizagem. Apesar de ser uma situação desgastante, é muito bom saber que não estou só, e que faço parte de uma equipe unida e que se apóia. Temos consciência que esse aluno é de todos nós.

2. A menina que achava que não podia aprender

Já a minha aluna que estava na hipótese pré-silábica e que acreditava que não podia aprender avançou muito em seu processo de alfabetização. Mas também não foi fácil: foram vários dias de choro, chamadas de atenção, orientações para que participasse das atividades, muita conversa e muitas atividades de leitura e escrita.

Com base nos primeiros avanços em sua aprendizagem, nas primeiras palavras lidas e escritas, ela tornou-se mais confiante. O choro foi dando espaço para risadinhas e uma alegria sem fim! Segundo ela mesma disse: “Quero aprender bastante, cada vez mais para deixar a minha mãe feliz e orgulhosa, para escrever cartinhas, para ler tudo!”.

Para ela, além das atividades do dia a dia em sala de aula, preparei um plano de alfabetização com variadas atividades de leitura e escrita, especialmente voltado para atender suas necessidades de aprendizagem.

Entre as várias atividades, destaco uma permanente que desenvolvi com ela e outros alunos que precisavam de uma atenção mais individualizada: diariamente, havia leitura e escrita de listas de nomes, a partir dos temas estudados em sala: lista de compras da família, de roupas para o frio, de verduras e legumes para sopas e saladas, de animais, etc).

O ponto forte da atividade é o uso das letras móveis. Antes de registrar nos cadernos, os alunos construíam suas escritas com o auxílio das letras móveis. As crianças adoram escrever com esse material, para eles é uma divertida brincadeira!

Atividade: leitura e escrita de listas com as letras móveis

A primeira escrita feita pelos alunos com as letras é o nome completo de todos. Ela fica fixa na carteira de cada um, e serve como uma das referências para as escritas das listas, além dos nomes dos alunos da turma. No uso das letras móveis, as crianças percebem melhor o formato e as diferenças entre as letras. Isso facilita a identificação para a escrita e dá mais autonomia aos pequenos.

Depois que eles escrevem suas listas, sento com cada um para fazer as intervenções pedagógicas, questionando-os sobre a construção de suas escritas. É nesse momento também que eles, ao lerem as próprias palavras escritas, conseguem perceber com mais facilidade as letras que faltam, que não são necessárias ou que precisam ser trocadas.

Proponho também, em alguns momentos, as escritas em duplas produtivas de alunos com hipóteses próximas. Em outros momentos, dou aos alunos as letras certas para escrita de uma determinada palavra, quando dito palavras que devem fazer parte da lista. Essa variação na atividade faz com que o aluno reflita, confronte suas hipóteses e consequentemente avance.

Essa atividade diária contribuiu significativamente para a aprendizagem de minha aluna, que passou da hipótese pré-silábica para a alfabética.

______________

Confira algumas sugestões de Atividades com letras moveis na alfabetização

__________

Está publicação foi retirado do site NOVA ESCOLA e escrita por: Mara Mansani