Gabarito oficial do Enem 2023 será divulgado até o dia 24 de novembro

Os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 no último domingo (5) terão que aguardar um pouco mais para acessar os gabaritos oficiais das provas objetivas. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), essa divulgação ocorrerá até o dia 24 de novembro. O exame contou com a presença de aproximadamente 2,8 milhões de candidatos e terá continuação no próximo domingo (12).

Acesso ao Gabarito e Resultados Finais

O Inep informa que os gabaritos oficiais e os cadernos de provas só estarão disponíveis após a conclusão de todas as etapas do exame, podendo ser acessados na página oficial do Inep na internet. O anúncio do resultado final está programado para 16 de janeiro de 2024, como estipulado no edital, e será publicado na Página do Participante.

Estrutura das Provas

Neste último domingo, os candidatos enfrentaram as provas de linguagens e ciências humanas, além de elaborarem uma redação. Já no dia 12, os exames serão de ciências da natureza e matemática.

Utilização das Notas do Enem

As pontuações obtidas no Enem são essenciais para quem busca vagas em instituições de ensino superior públicas, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), bolsas em faculdades privadas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) ou financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Além disso, o Enem é uma porta de entrada para estudar no exterior.

Processo de Correção do Enem

Etapas da Correção

Logo após a realização das provas, as equipes responsáveis pelo Enem recebem os malotes, procedendo à separação e digitalização tanto dos cartões-resposta quanto das folhas de redação de cada candidato, sob monitoramento contínuo por câmeras de segurança. Serão consideradas para correção apenas as marcações claras e sem rasuras no Cartão-Resposta, feitas com caneta esferográfica de tinta preta e corpo transparente.

Sistema de Correção TRI e Método Antichute

A obtenção das notas finais no Enem vai além da posse dos gabaritos, devido à aplicação da teoria de resposta ao item (TRI) como método de correção. Este sistema avalia não apenas as respostas corretas, mas também a consistência das respostas dos estudantes em todo o exame. Dessa forma, espera-se que um candidato que acerte questões mais complexas também tenha um bom desempenho nas mais simples. A falta de consistência pode indicar “chutes”, resultando em pontuações menores.

Orientações para os Candidatos

É recomendado que os candidatos priorizem questões de dificuldade fácil e média antes de se dedicarem às mais complexas, a fim de assegurar essa coerência no padrão de respostas.

Variabilidade das Notas na TRI

Um aspecto interessante da TRI é que ela não possui um limite inferior ou superior fixo entre as áreas de conhecimento. Os valores máximos e mínimos em cada prova dependem das características específicas dos itens.

Prova de Redação do Enem

Cartilha Redação Enem 2017 - Cartilha do Participante

Correção e Avaliação da Redação

No Enem, a redação é a única prova com valor máximo definido em 1.000 pontos, sendo corrigida por especialistas. Cada redação é analisada por dois corretores independentes. Se houver discrepância significativa entre as notas ou em alguma competência específica, um terceiro avaliador é acionado. Persistindo a divergência, uma banca de três professores define a nota final.

Divulgação das Notas e Correção Detalhada

As notas da redação serão conhecidas somente em janeiro, juntamente com a divulgação dos resultados individuais. Após esta data, que ainda será anunciada, os participantes terão acesso a uma análise detalhada de suas redações, com fins pedagógicos. Vale ressaltar que não há possibilidade de recurso contra a nota obtida.