Estudante autista que sonha entrar na universidade é atacado pelo próprio cachorro a caminho do Enem, no Pará

Mesmo após um incidente surpreendente, Igor Nascimento não se deixou abater e foi fazer a prova. Com o antebraço envolto em curativos após a mordida do animal, o jovem afirmou: ‘Não vou desistir, eu escrevo com a mão direita, vai dar tudo certo!’.

O jovem com Transtorno do Espectro Autista (TEA), ansioso por alcançar o objetivo de ingressar no ensino superior, sofreu uma mordida do cão de estimação da família instantes antes de partir para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), na cidade de Marituba, que fica na Região Metropolitana de Belém, estado do Pará.

“Ele estava saindo de casa, baixou-se e o nosso cachorro, que é muito possessivo, avançou nele”, relatou a progenitora do rapaz, Suely Nascimento, ao relembrar o ocorrido no domingo (5).

“E ele ainda me disse: ‘mãe, não vou desistir, eu escrevo com a mão direita, vai dar tudo certo’. Então cuidamos do ferimento, fizemos o curativo e ele foi fazer a prova”, compartilhou a mãe.

Com 26 anos, Igor Nascimento estava se preparando, colocando em ordem seus documentos, quando foi lembrado pela mãe de levar o comprovante que lhe permitiria pegar o transporte público sem custo até o local do Enem.

O estudante pegou o comprovante e, enquanto caminhava pelo corredor em direção ao portão, deixou o documento cair. Ao se agachar para pegá-lo, foi quando o cão da família atacou seu braço esquerdo. A mãe presenciou a cena, alarmada pela gravidade da mordida e pela quantidade de sangue que se fazia visível.

Depois do ataque, a mãe prontamente limpou a lesão e aplicou um curativo. Sem tempo suficiente para esperar pelo ônibus, o padrasto de Igor o transportou de moto para que ele pudesse participar do Enem. A família também informou que o animal possui vacinação em dia contra a raiva.

Veja também:

Superação

Igor vem lutando para entrar na universidade desde que concluiu o Ensino Médio em 2021. O estudante almeja uma vaga no curso de Ciência da Religião e tem se esforçado frequentando um cursinho público em sua área.

O rapaz enfrentou desafios e discriminação no ambiente escolar devido às suas particularidades comportamentais. Contudo, desanimar não fez parte de sua trajetória e, persistente, ele segue em busca de seu espaço no Ensino Superior.

“Assim como eu, quem tem deficiência, especialmente o Transtorno do Espectro Autista, não deve desistir. Somos capazes! É só ignorar o preconceito alheio e contar com o apoio daqueles que nos encorajam e acreditam na nossa capacidade de entrar na universidade e escolher o curso dos nossos sonhos”, encoraja o estudante.

Confiança

Para o Enem do corrente ano, Igor está confiante e nutre a esperança de que seu empenho e as noites mal dormidas se transformem na realização do sonho de passar no vestibular.

Além do cursinho, o estudante dedica horas diárias em casa ao estudo, buscando maneiras de consolidar o conhecimento adquirido.

Ele faz uso de vídeos educacionais disponíveis na internet como um recurso adicional para esclarecer dúvidas e potencializar o aprendizado.