Aos 72 anos, costureira faz Enem pela terceira vez buscando iniciar um curso superior

O Caminho de Aldenora da Conceição Neves Rumo à Educação.

A Inspiração de Aldenora aos 72 Anos

Aldenora da Conceição Neves, uma costureira de 72 anos, é a personificação da determinação e do espírito de nunca desistir. Ela está se preparando para encarar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pela terceira vez, demonstrando que a idade não é uma barreira para alcançar seus sonhos e ambições.

Em 2005, Aldenora decidiu que era hora de concluir o Ensino Médio, retornando aos bancos escolares. Agora, ela aspira a uma vaga em uma instituição de ensino superior, apesar de ainda estar indecisa sobre qual curso escolher. Ela prefere aguardar o resultado do Enem para tomar sua decisão.

Neste ano, no seu terceiro intento no Enem, Aldenora confessa que poderia estar mais preparada, mas ainda assim, carrega a esperança de conseguir uma pontuação que a qualifique para retornar ao ambiente acadêmico. Ela conta com o encorajamento constante de sua família, que a apoia na jornada de volta aos estudos.

Aldenora sublinha a importância da fé e da atenção às demandas diárias:

“A gente tem que estar sempre atento às coisas do dia a dia e pedir sempre a Deus, porque ele é o guia da gente. Sem ele, a gente não é nada,” destaca.

Ela oferece um conselho simples e poderoso para todos que têm aspirações: aprender é um caminho que não conhece idades.

Veja ainda: Baixe 120 livros acadêmicos gratuitamente

Enem 2023 e o Cenário no Piauí

Às vésperas do Enem 2023, o Piauí se prepara para receber quase 100 mil candidatos que farão as provas neste domingo (5), abrangendo questões de linguagens, ciências humanas e a composição da redação. Os locais de prova abrirão às 12h e fecharão às 13h, com o exame começando às 13h30 e seguindo até às 19h.

Com 99.644 inscritos, o estado viu um aumento de 12% no número de candidatos em comparação ao ano anterior. O Enem prosseguirá no domingo subsequente (12), quando os participantes enfrentarão questões de matemática e ciências da natureza, que inclui biologia, física e química.

Serão disponibilizados 288 locais para a realização das provas, distribuídos em 3.259 salas em 33 municípios do Piauí. No que diz respeito à divisão por gênero entre os inscritos, as mulheres são predominantes, representando 60,9% (60.759) do total, enquanto os homens compõem os restantes 39,1% (38.885).